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dc.contributor.authorSilva, Giovani Leonel Fernandes-
dc.date.accessioned2023-11-13T15:04:44Z-
dc.date.available2023-11-13T15:04:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Giovani Leonel Fernandes. Estudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting club. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16843-
dc.description.abstractO presente estudo aborda sobre o uso das redes sociais do EC Fortaleza e Ceará SC, considerando as campanhas e posicionamento desenvolvido pelo departamento de marketing de um clube de futebol em suas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok), os quais foram escolhidos o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, pelo sucesso de suas ações de marketing nos últimos anos, com criatividade e excelente uso das redes sociais mesmo com orçamentos limitados. A metodologia da pesquisa ocorreu de forma exploratória com estudo comparativo de casos através da bibliografia encontrada em sites esportivos, artigos, teses e outros meios de comunicação sobre a história das equipes estudadas, além do marketing dos clubes desde seus piores momentos em divisões inferiores à disputa de competições internacionais em 2022. O desenvolvimento do estudo teve como base algumas obras de relevância, nos quais as principais foram: Os Meios de Comunicação de Marshall McLuhan, Marketing 4.0 de Philip Kotler, Cibercultura do autor Pierre Lévy e Redes sociais na internet de Raquel Recuero. A partir de dados obtidos pode-se observar resultados relevantes acerca do trabalho desenvolvido nas redes sociais, com aumento de torcedores e faturamento anual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-10T20:41:00Z No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-13T15:04:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-13T15:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21908212.pdf: 2052069 bytes, checksum: 4988ab6995023584e51960780893a708 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectEC Fortalezapt_BR
dc.subjectCeará SCpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleEstudo de caso: a aplicação do marketing esportivo nas redes sociais do Fortaleza esporte clube e Ceará sporting clubpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAlan Marquespt_BR
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