Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16847
metadata.dc.type: TCC
Title: As representações de Jair Bolsonaro nas páginas de Veja: um estudo sobre reportagens de capa publicadas entre 2019 e 2022
Authors: Magalhães, Geovanna Bispo de
metadata.dc.identifier.orientador: Luiz Cláudio Ferreira
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar como as reportagens de capa da revista Veja caracterizaram o presidente da República Jair Bolsonaro no período de janeiro de 2019 a agosto de 2022, a fim de observar se as publicações o cobram a respeito de suas funções e quais personalidades as publicações emprestam ao eleito. Os materiais foram categorizados com as seguintes nomenclaturas: imprevisível ou desqualificado, controverso ou conspiracionista e autoritário. Para auxiliar a análise, a estratégia metodológica incluiu os estudos de Bardin (1977). Com isso, uma conclusão da pesquisa foi quearevistautilizoudo gênero da “reportagem opinativa” para caracterizar Bolsonaro. No decorrer das reportagens, as categorias alternaram-se, principalmente, entre desqualificado, conspiracionista e autoritário. Ainda que os textos tenham o mérito de cobrança do mandatário de suas funções, eles são carregados prioritariamente de opinião e careceram de informações sobre os crimes do presidente.
Keywords: Jornalismo
Jornalismo de revista
Reportagem
Jornalismo político
Jair Bolsonaro
Citation: MAGALHÃES, Geovanna Bispo de. As representações de Jair Bolsonaro nas páginas de Veja: um estudo sobre reportagens de capa publicadas entre 2019 e 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16847
Issue Date: 2022
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21908113.pdf5.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.