Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBatista, Stephanie Aguiar-
dc.date.accessioned2023-11-14T17:12:08Z-
dc.date.available2023-11-14T17:12:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBATISTA, Stephanie Aguiar. Abordagem do tema educação sexual em livros paradidáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16861-
dc.description.abstractPassamos grande parte do nosso desenvolvimento na escola, local de trocas de experiências, conhecimentos e afetos, lugar onde ocorre o convívio social e a formação de cidadãos. Nesse mesmo ambiente, notamos a transição da fase infantil para a fase da adolescência, onde os interesses mudam e a sexualidade fica a flor da pele. Para auxiliar o professor na abordagem do tema Educação Sexual em sala de aula surgem os livros paradidáticos, compostos por informações atualizadas, linguagem acessível e ligação com o cotidiano do público alvo. O presente trabalho analisou livros paradidáticos relacionados ao tema Educação Sexual direcionados aos adolescentes do Ensino Médio, de acordo com as abordagens contemporâneas. Para tanto, foram selecionados três livros de acordo com o conteúdo, editora, ano de publicação e custo. Questões como: linguagem acessível, imagens adequadas e riqueza de conteúdo foram levantadas, e para auxiliar na discussão destes questionamentos foram utilizados dois livros de cunho acadêmico como apoio. Observou-se que ambos os livros apresentam em seu conteúdo a mesma abordagem, que também é muito utilizada em sala de aula, porém, existem outras vertentes que diferenciam um livro do outro. Com essa análise, foi possível notar a importância do uso do livro paradidático como complemento do livro didático em sala de aula. Também foi possível sugerir a utilização de um exemplar para auxiliar o adolescente na compreensão do tema Educação Sexual, visto que a reflexão crítica sobre essa temática é de fundamental importância para o desenvolvimento de um cidadão consciente e responsável sexualmente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-13T20:52:43Z No. of bitstreams: 1 21423937.pdf: 864248 bytes, checksum: 88639f80d858993c5316b9fdd8b4ccaa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-14T17:12:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21423937.pdf: 864248 bytes, checksum: 88639f80d858993c5316b9fdd8b4ccaa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-14T17:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21423937.pdf: 864248 bytes, checksum: 88639f80d858993c5316b9fdd8b4ccaa (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.titleAbordagem do tema educação sexual em livros paradidáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorBianca Carrijo Cordovapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21423937.pdf843.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.