Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borgognoni, Patrícia de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T20:14:05Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T20:14:05Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BORGOGNONI, Patrícia de Andrade. Produção de um jogo didático inclusivo sobre vida microscópica para o ensino médio intitulado “universo micro”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16868 | - |
dc.description.abstract | A microbiologia está presente no cotidiano de qualquer indivíduo antes mesmo da escolarização, sendo este um conteúdo considerado com extenso, de difícil memorização e "decoreba". O jogo pode enriquecer a construção do saber, principalmente nesses casos de matérias cansativas, porque é uma forma inovadora e lúdica que motiva os alunos a aprenderem, além disso o jogo se torna uma alternativa para a educação de pessoas com barreiras educacionais como os PNE's (não videntes e outros) que precisam de aulas adaptadas para eles. Portanto, o objetivo deste trabalho foi produzir um jogo didático com diferentes formas de aplicação (jogo da memória e jogo de associação) sobre temas relacionados a microorganismos, vida microscópica e suas interações, de forma acessível para pessoas videntes e não videntes, ou seja, com cartas táteis e fazendo uso de braille. O jogo foi produzido e foi intitulado de “Universo MICRO“, sendo composto por 84 cartas, 04 curingas, 15 cartas táteis para alunos com deficiência visual, 02 manuais de instruções (jogadores e professores), 02 questionários e 01 caixa de transporte. Os moldes foram deixados no apêndice para a replicação do material. A literatura demonstra que os jogos ajudam na fixação do conteúdo e melhoram o desempenho escolar, pois o aluno aprende brincando. Além disso, diversos autores reforçam a necessidade de fácil replicação do material, utilizando recursos de baixo custo, devido a maioria ser produzida e bancada por professores. Logo, este presente jogo vem como uma ferramenta educacional alternativa para auxiliar professores e melhorar a qualidade das aulas para alunos cegos ou com baixa visão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T19:43:25Z No. of bitstreams: 1 21502015.pdf: 11939878 bytes, checksum: d79116f1fd5cb0f8a10cbf7bf57c5e1c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-14T20:14:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21502015.pdf: 11939878 bytes, checksum: d79116f1fd5cb0f8a10cbf7bf57c5e1c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-14T20:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21502015.pdf: 11939878 bytes, checksum: d79116f1fd5cb0f8a10cbf7bf57c5e1c (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_BR |
dc.subject | Braille | pt_BR |
dc.title | Produção de um jogo didático inclusivo sobre vida microscópica para o ensino médio intitulado “universo micro” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Anabele Azevedo Lima | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21502015.pdf | 11.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.