Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16870
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Giovanna Lóra | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T11:50:30Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T11:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Giovanna Lóra. Análise do conteúdo sobre fungos em livros didáticos do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16870 | - |
dc.description.abstract | Os fungos são seres que estabelecem o equilíbrio ambiental fazendo papel de decompositores, têm importante papel nas aplicações biotecnológicas sendo base na indústria alimentícia, armacêutica e participando de processos de fermentação para fabricação de alimentos e álcool. Estes organismos também têm um papel importante como biorremediadores no controle de pragas e estabelecem um equilíbrio no funcionamento da microbiota humana e animal. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que visa analisar o conteúdo sobre fungos em livros didáticos do Ensino Médio adotados em algumas escolas particulares de Brasília, de acordo com a qualidade de imagem, aprofundamento de conteúdo, quantidade de exercícios de fixação entre outros critérios. A limitação que os professores impõe na sala de aula é preocupante, pois eles tendem a usar o livro didático como única ferramenta de ensino, onde na realidade deveria ser um instrumento de apoio e oriente para o processo de ensino-aprendizagem, e deve ser usado com cautela, pois mesmo sendo revisado pode apresentar falhas e erros. A opinião dos estudantes sobre o conteúdo sobre fungos chama atenção, pois eles tendem a associar estes seres vivos apenas às doenças por eles causadas ou até mesmo pensam ser uma espécie de bactéria. Os dados obtidos mostram que é necessária uma melhora na escrita dos livros e uma preparação e atualização constante nos estudos acadêmicos dos professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T19:50:32Z No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T11:50:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-16T11:50:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Micologia | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Análise do conteúdo sobre fungos em livros didáticos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2020 | - |
dc.identifier.orientador | Andrea Marilza Libano | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21503705.pdf | 741.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.