Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMello, Giovanna Lóra-
dc.date.accessioned2023-11-16T11:50:30Z-
dc.date.available2023-11-16T11:50:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMELLO, Giovanna Lóra. Análise do conteúdo sobre fungos em livros didáticos do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16870-
dc.description.abstractOs fungos são seres que estabelecem o equilíbrio ambiental fazendo papel de decompositores, têm importante papel nas aplicações biotecnológicas sendo base na indústria alimentícia, armacêutica e participando de processos de fermentação para fabricação de alimentos e álcool. Estes organismos também têm um papel importante como biorremediadores no controle de pragas e estabelecem um equilíbrio no funcionamento da microbiota humana e animal. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que visa analisar o conteúdo sobre fungos em livros didáticos do Ensino Médio adotados em algumas escolas particulares de Brasília, de acordo com a qualidade de imagem, aprofundamento de conteúdo, quantidade de exercícios de fixação entre outros critérios. A limitação que os professores impõe na sala de aula é preocupante, pois eles tendem a usar o livro didático como única ferramenta de ensino, onde na realidade deveria ser um instrumento de apoio e oriente para o processo de ensino-aprendizagem, e deve ser usado com cautela, pois mesmo sendo revisado pode apresentar falhas e erros. A opinião dos estudantes sobre o conteúdo sobre fungos chama atenção, pois eles tendem a associar estes seres vivos apenas às doenças por eles causadas ou até mesmo pensam ser uma espécie de bactéria. Os dados obtidos mostram que é necessária uma melhora na escrita dos livros e uma preparação e atualização constante nos estudos acadêmicos dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T19:50:32Z No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T11:50:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-16T11:50:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21503705.pdf: 759033 bytes, checksum: ca97bf538a6f1ab39ed06bb6eb1a6f9d (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo sobre fungos em livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorAndrea Marilza Libanopt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21503705.pdf741.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.