Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Melina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T14:14:06Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T14:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Melina Gomes. Observação de aves: ferramenta alternativa para integrar o ensino formal à educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16873 | - |
dc.description.abstract | Em todo o mundo, as crianças estão se tornando menos propensas a ter contato direto com a natureza. Um fator-chave é a urbanização rápida e contínua, que pode resultar em uma redução acentuada nas oportunidades de vivenciar a natureza, já que uma alta proporção de áreas urbanas é composta de materiais artificiais e segregada de sistemas e processos naturais. Consequentemente, muitas crianças estão altamente desconectadas da natureza, e essa alienação contínua tem sido rotulada de “a extinção da experiência”. Este fenômeno não só demonstrou diminuir uma ampla gama de benefícios de saúde e bem-estar para as pessoas, mas também é responsável por um declínio na afinidade emocional em relação à natureza e as atitudes e comportamentos pró-ambientais. O conhecimento ambiental pode facilitar a formação de atitudes, embora a ligação entre conhecimento e atitudes nem sempre seja clara, ambos podem influenciar os comportamentos ambientais e contribuir para a construção da consciência de cada indivíduo, uma vez que há determinantes motivacionais de atitude, denominados 'afeto' (a resposta afetiva e / ou emocional) e 'utilidade' (percepções de valor instrumental), que são tipicamente representados como um continuum entre pólos positivos e negativos, em um eixo bidimensional. A educação ambiental é definida como um processo de aprendizado no qual os indivíduos são sensibilizados e ganham consciência de seu ambiente, adquirem conhecimentos, habilidades, valores e experiências, que subsequentemente os capacitarão a atuar - individual e coletivamente - para resolver problemas ambientais. A incorporação de oportunidades de educação ambiental nos currículos escolares é uma ferramenta que tem o potencial de ajudar na reversão do processo de extinção da experiência. O objetivo deste estudo é propor guia de educação ambiental para docentes do Ensino de Ciências em escolas urbanas, para que os mesmos possam desenvolver atividades de cunho ambiental com os discentes relacionados à identificação de espécies da avifauna. Espera-se que essas atividades possam contribuir para uma maior reflexão acerca das atitudes humanas em relação à vida silvestre local. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T20:17:21Z No. of bitstreams: 1 21507179.pdf: 502627 bytes, checksum: 5f06b1a6830418fec505f04bdd8e1f0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T14:14:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21507179.pdf: 502627 bytes, checksum: 5f06b1a6830418fec505f04bdd8e1f0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-16T14:14:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21507179.pdf: 502627 bytes, checksum: 5f06b1a6830418fec505f04bdd8e1f0b (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Observação de aves | pt_BR |
dc.title | Observação de aves: ferramenta alternativa para integrar o ensino formal à educação ambiental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Raphael Igor Dias | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21507179.pdf | 490.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.