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dc.contributor.authorAlencar, Jéssyca Soares-
dc.date.accessioned2023-11-16T14:40:54Z-
dc.date.available2023-11-16T14:40:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALENCAR, Jéssyca Soares. Construção de modelos alternativos e de baixo custo para o ensino de botânica na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16874-
dc.description.abstractO ensino de ciências e biologia na educação básica é de extrema importância para a formação educacional e social. Sabe-se que as aulas de biologia são por diversas vezes, expositivas, fazendo com que se tornem apenas de memorização dos conceitos estudados. Uma estratégia metodológica que vem sendo bastante utilizada é o modelo didático, que pode ser definido como apresentação parcial de um objetivo, ideia, evento, com a finalidade de facilitar a visualização do aprendizado e explicação. Para a produção dos modelos, testamos diversos materiais reciclados, porém, alguns não trouxeram um resultado satisfatório. Os modelos produzidos têm limitações quanto ao seu uso, porém, é a abordagem que mais aproxima os alunos da real estrutura do objeto de estudo. Diante destas considerações o presente trabalho teve como objetivo, produzir modelos didáticos tridimensionais de estruturas reprodutivas e vegetativas das plantas (folha, flor, fruto, semente e raiz), com materiais de fácil acesso, baixo custo e/ou recicláveis, que auxiliem na aprendizagem botânica para a educação básica. Foram produzidos cinco modelos didáticos usando materiais de baixo custo e reutilizados, os mesmos possuem limitações quanto ao seu uso. Podem ser utilizados para introdução, demonstração e finalização dos conteúdos abordados, assim como serem usados para iniciar um novo conteúdo sobre a mesma estrutura. Os modelos não foram validados em sala da aula, porém, sabe ressaltar a importância da validação, para apontar possíveis erros, acertos e confirmar a eficácia dos mesmos em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T20:24:33Z No. of bitstreams: 1 21508483.pdf: 879662 bytes, checksum: a6841ea002add86e9f9da011f0ec6d96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T14:40:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508483.pdf: 879662 bytes, checksum: a6841ea002add86e9f9da011f0ec6d96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-16T14:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21508483.pdf: 879662 bytes, checksum: a6841ea002add86e9f9da011f0ec6d96 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectEducação botânicapt_BR
dc.subjectEnsino de organografiapt_BR
dc.titleConstrução de modelos alternativos e de baixo custo para o ensino de botânica na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorRoni Ivan Rocha de Oliveirapt_BR
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