Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves Junior, José Paulo-
dc.date.accessioned2023-11-16T14:41:09Z-
dc.date.available2023-11-16T14:41:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES JUNIOR, José Paulo. Horta como matriz pedagógica no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16876-
dc.description.abstractA presença de hortas em ambientes de ensino precede o surgimento da primeira escola. A matriz pedagógica se insere num conjunto de medidas e projetos que parte do pressuposto que o professor é figura ativa na sua práxis pedagógica incorporando além dos recursos pedagógicos-didáticos, as experiências e vivências do professor quando o mesmo se insere nos espaços pedagógicos. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma Matriz Pedagógica tendo a horta como elemento guia. A construção dessa Matriz se deu em cinco etapas: Uma reflexão sobre o caminho pedagógico percorrido, uma caracterização de todos os elementos a serem explorados da horta sob a forma de eixos conceituais; uma análise documental dos referenciais Curriculares Nacional e Distrital para a produção de eixos de componentes curriculares; a produção da Matriz em si na forma de quadro com o eixo conceitual disposto na primeira linha e o eixo de conteúdo disposto na primeira coluna e a elaboração de um Guia para auxiliar os professores a por a Matriz em pratica. A primeira linha da matriz é formada por letras sob cada eixo conceitual da horta e na primeira coluna há números para cada eixo de componente curricular para facilitar a referência das células. Cada interseção da Matriz constam propostas a serem exploradas pelos professores. Os conteúdos propostos podem ser explorados tanto dentro da ótica multidisciplinar, quanto interdisciplinar quanto transdisciplinar. A Matriz está em constante transformação sempre agregando novos olhares e sugestões para seu uso, não ficando limitada aos usos propostos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T20:57:45Z No. of bitstreams: 1 21508843.pdf: 981380 bytes, checksum: ef8c878761a9c9e19c14b4ea981bd528 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T14:41:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508843.pdf: 981380 bytes, checksum: ef8c878761a9c9e19c14b4ea981bd528 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-16T14:41:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21508843.pdf: 981380 bytes, checksum: ef8c878761a9c9e19c14b4ea981bd528 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPráticas agrícolaspt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.titleHorta como matriz pedagógica no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorRoni Ivan Rocha de Oliveirapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21508843.pdf958.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.