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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Ana Lis Rangel dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T14:46:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T14:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Lis Rangel dos. Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16877 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho abordamos o aprendizado sobre a reprodução das flores em uma escola inclusiva, onde alunos com deficiência visual, dislexia e/ou déficit de atenção, aprendem junto aos demais, ou seja, sem as mesmas condições e necessidades especiais dos primeiros. Para tal, propomos a diversificação dos recursos de ensino e aprendizagem, onde, frente a um leque de possibilidades, optamos por dedicar atenção aos modelos didáticos. O modelo didático proposto é de baixo custo e de simples produção, sendo utilizado pelo professor para a facilitaçãoda aprendizagem dos alunos, respeitando as diferenças e dificuldades comuns a cada ritmo de cada aluno, para que assim, possamter uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo estarem em uma situação de inclusão social, na sala de aula. Materiais encontrados em casa fazem parte da confecção deste modelo, assim como produtos de baixo custo e plantas reais, todos com o objetivo de aproximar às texturas da natureza em um modelo didático tátil, garantindo, ainda, que a flor seja portátil e reutilizável. Este modelo pode ser aplicado de inúmeras maneiras, dependendo da criatividade e intenções do docente e seus estudantes. O modelo final consta de materiais com diferentes tecidos e texturas, o que confere ao aluno com deficiência visual melhor entendimento do objeto de estudo, e contém cores específicas para cada estrutura estudada, o que chama a atenção do aluno com déficit de atenção (TDAH) e/ou dislexia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-14T21:20:10Z No. of bitstreams: 1 21600204.pdf: 447081 bytes, checksum: 352fa72f36b4c121f0f45ca129d14342 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-16T14:46:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21600204.pdf: 447081 bytes, checksum: 352fa72f36b4c121f0f45ca129d14342 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-16T14:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21600204.pdf: 447081 bytes, checksum: 352fa72f36b4c121f0f45ca129d14342 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Modelo tridimensional | pt_BR |
dc.title | Flores de pano como modelo didático para o ensino inclusivo de botânica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
dc.identifier.orientador | Roni Ivan Rocha de Oliveira | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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