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dc.contributor.authorAraujo, Stela Vasconcelos de Souza-
dc.date.accessioned2023-11-17T15:03:50Z-
dc.date.available2023-11-17T15:03:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAUJO, Stela Vasconcelos de Souza. Orientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16880-
dc.description.abstractA orientação sexual é um tema transversal, que o Ministério da Educação e Cultura exige que seja trabalhado nas escolas. Por ser um tema que aborda temas como a sexualidade, e conhecimento do corpo pelos docentes, muitos pais questionam esse ensinamento, porque não orientam em casa e não querem que as escolas tratem da educação sexual por preconceito, religião, tabus e conservadorismo. Esta pesquisa tem como objetivo abordar o tema educação sexual pelo material científico já publicado correlacionando com o Parâmetro Curricular Nacional, explanando a importância e as barreiras enfrentadas por professores de ciências. Apesquisaédecunhoexploratórioe descritivo, realizada por meio de uma revisão de literatura. A literatura pesquisada demonstra que o começo das relações sexuais se tornou precoce. Porém, a discussão sobre a sexualidade no âmbito familiar e na escola não tem acompanhado essas transformações. Constatou-se que existem muitas escolas que não dão importância para o assunto, enquanto outras se preocupam em realizar palestras, informar e conversar com os pais sobre a importância da orientação sexual. Verificou-se a importância dos professores em tratar o tema orientação sexual para que os alunos possam refletir e tomarem cuidados para evitar consequências desastrosas como o aborto, a gravidez, as infecções sexualmente transmissíveis e preconceitos. Desse modo, os programas de educação sexual transmitidos pelas escolas devem cumprir um papel fundamental, já que permitem o diálogo e a circulação de informações sobre a sexualidade e assim, orientando os jovens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T19:22:09Z No. of bitstreams: 1 21605643.pdf: 158219 bytes, checksum: 1a55a7d96717d19c0e09996a647556e7 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T15:03:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21605643.pdf: 158219 bytes, checksum: 1a55a7d96717d19c0e09996a647556e7 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrientaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleOrientação sexual nas escolas: importância e barreiras enfrentadas pelos professores de ciênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
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