Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16882
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Clara Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T17:06:40Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T17:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ana Clara Barbosa. Quem é você na sustentabilidade? desenvolvimento de habilidades através do jogo de cartas. 2022 Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16882 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal deste trabalho é trazer uma abordagem mais contextualizada da sustentabilidade, assim como proporcionar um ambiente aberto para que haja o desenvolvimento de conhecimentos e debates acerca da temática. Visto que a sustentabilidade abrange todas as áreas de uma sociedade, o jogo traz a proposta de ampliar a percepção, propondo o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, empoderamento do poder de ação e autonomia, além do pensamento solidário e coletivo. O estudo foi feito na abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para a realização do presente estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica para embasamento sobre o tema, que abrange não só a área ecológica, mas também social, econômica, cultural e política, nas quais não possuem tanto foco quanto a ambiental. O jogo foi feito para alunos do Ensino Médio, mas foi observado que este se encaixa em outros contextos pedagógicos, como no programa EJA e em grupos sociais. O material didático trata de elementos como: sistemas de produção insustentáveis, capitalismo extremo, homogeneidade branca, desvalorização da própria cultura, desigualdade social, fragilidade do Estado e corrupção com o objetivo de trazer a problematização destas questões de maneira artística, contextualizada e acessível. Por fim, esperamos que o cenário atual da educação se volte para uma educação integral, nos transformando em autores de nossos próprios destinos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T19:29:40Z No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:06:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-17T17:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogo de cartas didático | pt_BR |
dc.subject | Sociedade brasileira | pt_BR |
dc.subject | Formação do sujeito | pt_BR |
dc.title | Quem é você na sustentabilidade? desenvolvimento de habilidades através do jogo de cartas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Anderson Tabuh Tavares Correia-Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21708381.pdf | 5.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.