Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Clara Barbosa-
dc.date.accessioned2023-11-17T17:06:40Z-
dc.date.available2023-11-17T17:06:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Clara Barbosa. Quem é você na sustentabilidade? desenvolvimento de habilidades através do jogo de cartas. 2022 Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16882-
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é trazer uma abordagem mais contextualizada da sustentabilidade, assim como proporcionar um ambiente aberto para que haja o desenvolvimento de conhecimentos e debates acerca da temática. Visto que a sustentabilidade abrange todas as áreas de uma sociedade, o jogo traz a proposta de ampliar a percepção, propondo o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, empoderamento do poder de ação e autonomia, além do pensamento solidário e coletivo. O estudo foi feito na abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para a realização do presente estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica para embasamento sobre o tema, que abrange não só a área ecológica, mas também social, econômica, cultural e política, nas quais não possuem tanto foco quanto a ambiental. O jogo foi feito para alunos do Ensino Médio, mas foi observado que este se encaixa em outros contextos pedagógicos, como no programa EJA e em grupos sociais. O material didático trata de elementos como: sistemas de produção insustentáveis, capitalismo extremo, homogeneidade branca, desvalorização da própria cultura, desigualdade social, fragilidade do Estado e corrupção com o objetivo de trazer a problematização destas questões de maneira artística, contextualizada e acessível. Por fim, esperamos que o cenário atual da educação se volte para uma educação integral, nos transformando em autores de nossos próprios destinos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T19:29:40Z No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:06:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T17:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21708381.pdf: 5199084 bytes, checksum: aa8d23418151f5925d4c0bab055e7144 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo de cartas didáticopt_BR
dc.subjectSociedade brasileirapt_BR
dc.subjectFormação do sujeitopt_BR
dc.titleQuem é você na sustentabilidade? desenvolvimento de habilidades através do jogo de cartaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAnderson Tabuh Tavares Correia-Silvapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21708381.pdf5.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.