Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hack, João Victor Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T17:08:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T17:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | HACK, João Victor Mendes Educação para todos: metodologias para uma educação campesina no DF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16888 | - |
dc.description.abstract | A escola do campo simboliza a pluralidade cultural brasileira, com regionalidades representadas em cada localidade em que reside, assim mostrando o reflexo espelhado da cultura de cada aluno e os efeitos da comunidade pertencente. Ensinar no campo hoje em dia condiz com toda uma preservação do indivíduo que cuida das águas, do plantio orgânico, que cuida do seu lixo e que traz o retorno de seu trabalho para a zona urbana. As tecnologias e a disseminação de ideias novas integram sua localidade mas, os alunos possuem seu próprio sistema que precisa interagir com estes novos conhecimentos, mesclando entre suas atividades diárias familiares uma profissão que o deixará ao lado dos seus. Nem sempre a evasão será da escola. Ela pode ser de tudo o que foi articulado ao longo da vida e com a perda de todos os seus valores. O objetivo deste trabalho está no desenvolvimento de uma cartilha, como um método de divulgação do conhecimento da Educação do Campo. Nela estão inseridas as informações metodológicas necessárias para que o professor reconheça os valores culturais presentes na escola do campo e traga realidade e inclusão de saberes do aluno para a escola e vice-versa. A sala de aula e o professor com suas habilidades e competências torna o espaço dinâmico e criativo para o conhecimento, mostrando os caminhos para a aprendizagem e formação deste cidadão do campo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T20:05:05Z No. of bitstreams: 1 21804031.pdf: 3741466 bytes, checksum: 5daaa469abf3a8fc4beea79f9ad81673 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-17T17:08:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21804031.pdf: 3741466 bytes, checksum: 5daaa469abf3a8fc4beea79f9ad81673 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-17T17:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21804031.pdf: 3741466 bytes, checksum: 5daaa469abf3a8fc4beea79f9ad81673 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Aluno do campo | pt_BR |
dc.subject | Produto didático | pt_BR |
dc.subject | Folheto | pt_BR |
dc.title | Educação para todos: metodologias para uma educação campesina no DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Stefano Aires | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21804031.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.