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dc.contributor.authorTeles, Andressa Ferreira-
dc.date.accessioned2023-11-17T17:10:23Z-
dc.date.available2023-11-17T17:10:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTELES, Andressa Ferreira. Produção de um jogo de cartas sobre os biomas brasileiros e relações ecológicas para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16890-
dc.description.abstractO ensino de ciências apresenta uma importante função para o aluno de ensino fundamental, principalmente no sentido auxiliar no desenvolvimento do pensamento científico e visão crítica do que é ensinado, ou seja, o aluno deve ser capaz de formular questionamentos, de investigar e elaborar argumentos fundamentados. Por isso, é sempre um desafio para o professor tratar de temas da ciência e biologia, que são muito complexos por apresentar muitos termos incomuns à linguagem cotidiana, por meio de metodologias que visem o desenvolvimento do pensamento científico associado a vivência e relação com a realidade dos alunos. Isso devido ao fato de que muitas vezes faltam recursos, incentivo, ou interesse em investir nessas metodologias. Porém, existem diversas formas de elaborar aulas mais dinâmicas utilizando recursos pedagógicos para abordar assuntos relacionados a ciências naturais, como por exemplo os jogos didáticos. Em que representa uma ferramenta de ensino para o professor, possibilitando um ambiente mais descontraído, interação entre os alunos, e permite que aprendam e se divirtam ao mesmo tempo. Ensinar sobre conteúdos de ciências e biologia, por meio de um jogo de cartas com imagens de espécies da biodiversidade brasileira e suas respectivas informações, pode representar uma forma de reconhecimento e valorização da fauna e flora brasileira, de forma que sensibilize para uma maior preocupação com a conservação dessas espécies e sobre a importância desses elementos para nossa sobrevivência. Ao utilizar o jogo o professor consegue trabalhar conteúdos de ecologia de forma simples e divertida, e também contribuir na conscientização sobre os riscos que causamos a biodiversidade brasileira. Assim, buscamos nesse trabalho elaborar um jogo didático, o Cartada Ecológica, para abordar elementos da ecologia e biodiversidade brasileira, como um recurso didático que além de investir no processo de aprendizagem sobre conceitos de ecologia, que apresentam certo nível de complexidade, também permite que os alunos ao se divertirem possam formular questionamentos, relembrar conceitos da aula e aprenderem de forma coletiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-16T20:51:26Z No. of bitstreams: 1 21905245.pdf: 3967076 bytes, checksum: 79b69b614ada0fb3eb1b0b29756a03f5 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEnsino de biodiversidadept_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.titleProdução de um jogo de cartas sobre os biomas brasileiros e relações ecológicas para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorRoni Ivan Rocha de Oliveirapt_BR
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