Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16907
metadata.dc.type: TCC
Title: Branding cultural: um estudo exploratório sobre o universo que conecta a cultura com marcas
Authors: Coelho, Danilo Corrêa
metadata.dc.identifier.orientador: Mônica Prado
Abstract: O branding cultural existe como teoria há quase duas décadas e, ainda assim, possuí pouco estudo aprofundado, provavelmente devido à sua complexidade de entendimento, análise e aplicação, que faz com que o conceito não seja tão atrativo para o mundo moderno. Porém, ainda que seja tão complexo, seu potencial contemporâneo é inestimável e incalculável. Este trabalho busca entender o universo do branding cultural, explorando, de maneira introdutória, a origem do conceito e o seu funcionamento como uma ferramenta de gestão. Além disso, este estudo prevê a análise do conceito perante a realidade da cultura e mercado brasileiros. Inicialmente, a pesquisa contextualiza o tema abordado e fundamenta o mesmo diante dos universos da cultura e do branding. A discussão principal discorre em torno do conceito apresentado em 2004, por Douglas B. Holt, em seu livro “Como as marcas se tornam ícones”, ao mesmo tempo em que procura expandir o entendimento acerca do tema, além de encontrar suas limitações. A pesquisa também traz uma análise contextualizada de duas marcas brasileiras que surgem em momentos históricos semelhantes e cujas trajetórias se aproximam do conceito através de estratégias culturais e da inovação cultural consequente. Como resultado, o estudo mostra que há a possibilidade de se utilizar o branding cultural, mesmo em um contexto menos globalizado e de baixo investimento, como é a realidade de grande parte do mercado nacional.
Keywords: Branding cultural
Branding
Cultura
Marcas
Brasil
Citation: COELHO, Danilo Corrêa. Branding cultural: um estudo exploratório sobre o universo que conecta a cultura com marcas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16907
Issue Date: 2022
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21907858.pdf926.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.