Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16918
metadata.dc.type: TCC
Title: Fatores de decisão de compra em streaming: percepção do usuário no uso do prime video e globo play
Authors: Mendes, Ana Paula de Morais
metadata.dc.identifier.orientador: Mônica Prado
Abstract: A presente pesquisa tem o objetivo de verificar quais fatores são determinantes no processo de escolha ao assinar um streaming. através da comparação entre o Globoplay e o Prime Video. O estudo busca contextualizar a presença dos streamings no Brasil e os aspectos de usabilidade que impactam na tomada de decisão dos usuários e futuros assinantes através de dados que demonstram o que influencia na desistência na compra online ou na manutenção de uma assinatura. Após essa introdução o trabalho segue para uma abordagem do comportamento do consumidor e o seu processo de compra, bem como explica os princípios heurísticos que serviram como base para elaboração das entrevistas semiestruturadas, trazendo por fim uma comparação entre os streamings brasileiros e os internacionais, visto que os objetos de pesquisa são a plataforma nacional Globoplay e Prime Video internacional e os detalhes que as diferenciam como os diferentes preços e planos ofertados. É realizada a sondagem como uma dinâmica de grupo e em seguida as entrevistas principais, que permitem uma análise do impacto dos princípios de usabilidade, bem como do preço e do que impacta na escolha dos usuários. Nesse âmbito, chega-se à conclusão que o preço é fator determinante para os jovens universitários consumidores de plataformas de streaming, tanto os que já são assinantes daquelas plataformas como os futuros, e avalia-se o custo-benefício de permanecer com ela ou optar por uma concorrente. Além disso, a opção de compartilhar a conta com outras pessoas sem que a plataforma restrinja os usuários é um aspecto considerado tão importante quanto a boa funcionalidade da plataforma. O elemento de usabilidade tido como mais importante escolhido pelos usuários sendo a padronização por perceber como um fator de qualidade, mas não o único por vir ligado ao preço, sendo esses resultados reforçados no formulário e dinâmica de grupo aplicados e nas respostas dos entrevistados.
Keywords: Ux design
Usabilidade
Prime vídeo
Globoplay
Decisão de compra
Citation: MENDES, Ana Paula de Morais. Fatores de decisão de compra em streaming: percepção do usuário no uso do prime video e globo play. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16918
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22004381.pdf838.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.