Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17002
metadata.dc.type: TCC
Title: A compreensão das vivências ansiogênicas entre mulheres que sofreram violência doméstica: o comprometimento do cotidiano durante o universo violento feminino
Authors: Prata, Myreya Louise Cardoso
metadata.dc.identifier.orientador: Luciana Câmara Fernandes Bareicha
Abstract: A presente pesquisa qualitativa é baseada nos conceitos de Creswell e tem como objetivo central analisar a relação entre a ansiedade e as implicações das vivências cotidianas das mulheres no ciclo da violência doméstica. Para tanto, recorre à metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin e realiza a entrevista de grupo focal como instrumento de pesquisa. Este estudo conta com a participação de 3 (três) mulheres na faixa etária de 20 a 40 anos de idade que já experienciaram algum tipo de violência, seja ela verbal, física ou psicológica. Nesse prisma, explora as experiências complexas ansiogênicas de mulheres que foram vítimas de violência doméstica, analisando como essa violência afeta profundamente o cotidiano das mulheres envolvidas. O estudo mergulha no universo das mulheres que enfrentaram situações de violência em seus relacionamentos, buscando compreender os efeitos psicológicos e sociais desse fenômeno traumático. Além disso, investiga as respostas ansiosas que surgem em decorrência da violência doméstica, examinando o impacto nas vidas das mulheres, desde a esfera emocional até as atividades cotidianas. Analisa os fatores que contribuem para o desenvolvimento de ansiedade, medo e estresse nas vítimas, bem como as estratégias de enfrentamento adotadas por essas mulheres. A investigação também destaca a importância de fornecer apoio psicológico e social às mulheres que enfrentam a violência doméstica, visando à superação e à restauração de suas vidas. Ressalta a necessidade de políticas públicas e programas de conscientização que abordem as questões relacionadas à violência doméstica e suas implicações no bem-estar das mulheres.
Keywords: Violência contra a mulher
Processo ansiogênico
Ciclo violento feminino
Citation: PRATA, Myreya Louise Cardoso. A compreensão das vivências ansiogênicas entre mulheres que sofreram violência doméstica: o comprometimento do cotidiano durante o universo violento feminino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17002
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21803551.pdf821.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.