Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Gisele Teles de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T13:30:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T13:30:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gisele Teles de. Percepções de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social sobre a construção de espaço de escolhas de vida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17006 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os adolescentes em situação de vulnerabilidade social percebem e constroem seu espaço de escolhas de vida. Durante a adolescência, uma fase marcada por mudanças físicas, psicológicas e sociais significativas, é comum que os jovens busquem construir um projeto de vida e assumir novas responsabilidades, como trabalho, relacionamentos e autonomia financeira. No entanto, para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, essa construção pode ser ainda mais desafiadora e complexa devido às limitações estruturais, como a falta de acesso a recursos e oportunidades, além de desafios emocionais e psicológicos. Nesse contexto, a psicanálise é uma ferramenta importante para compreender as percepções e experiências dos adolescentes em relação à construção de seu espaço de escolhas, assim como as suas influências na formação da identidade e no processo de desenvolvimento. Desta forma, esta pesquisa pode contribuir para essa discussão. Foram selecionados 6 adolescentes, sendo 3 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, que frequentam o Centro de Ensino Médio 12 (CEM-12) em Ceilândia - DF. A seleção foi baseada em critérios como faixa etária (16 a 18 anos), contexto de vulnerabilidade social, residência em Ceilândia, matrícula regular no ensino médio e participação voluntária. A análise de resultados foi realizada utilizando-se o método de análise de conteúdo, conforme descrito por Minayo (2016) e apontou para algumas importantes conclusões: apesar das adversidades que enfrentam diariamente, muitos deles demonstraram um forte desejo de construir um futuro melhor para si e para suas comunidades. Suas aspirações variam desde a busca de oportunidades educacionais até o desejo de contribuir para o bem-estar de suas famílias e sociedades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-21T13:29:34Z No. of bitstreams: 1 21900635.pdf: 1649309 bytes, checksum: 178c6cd1309013c17d76090c9b675875 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-21T13:30:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21900635.pdf: 1649309 bytes, checksum: 178c6cd1309013c17d76090c9b675875 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-21T13:30:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21900635.pdf: 1649309 bytes, checksum: 178c6cd1309013c17d76090c9b675875 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Escolhas de vida | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do adolescente | pt_BR |
dc.title | Percepções de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social sobre a construção de espaço de escolhas de vida | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Aurea Chagas Cerqueira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21900635.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.