Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17032
metadata.dc.type: Artigo
Title: Aleitamento materno conjunto na co-maternidade homoafetiva: a invisibilidade política e científica das necessidades reais da amamentação na homoparentalidade feminina
Authors: Baldini, Nayara Leal Ferreira
Castro, Phaedra
Baldini, Mayarê Leal Ferreira
Lima, Sofia Santos
Oliveira, Vanessa e Silva de
Madureira, Lucca Gomes
Abstract: O aleitamento materno é a forma mais segura e eficaz de alcançar o crescimento e desenvolvimento adequados para uma criança. Além de desenvolver o vínculo materno-infantil, apresenta vantagens imunológicas diminuindo as taxas de morbimortalidade infantil, bem como a incidência de doenças infecciosas na primeira infância. Os anticorpos presentes no leite materno são provenientes dos antígenos entéricos e respiratórios da mãe, ou seja, ela produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já teve contato durante a vida, e passa pelo leite materno para o bebê, protegendo-o contra os germes mais prevalentes no meio em que a mãe vive. O relacionamento homoafetivo entre mulheres cisgênero, quando resulta na maternidade e na homoparentalidade, é um dos processos revolucionários mais importantes na democratização das formações parentais usuais, pois amplia e recria o conceito de família. A necessidade do reconhecimento, visibilidade e assistência à saúde das mulheres em relações homoafetivas que centram esforços na construção da co-maternidade é crescente. Permitir que filhos de mães homossexuais possam ser amamentados pelas suas duas mães, também. Esse artigo tem por objetivo, portanto, discutir os benefícios da amamentação quando oferecida pelas duas mães - a que gestou e a que não gestou - a um mesmo bebê. Serão abordadas a associação entre o recebimento passivo de anticorpos pelo leite materno de duas mães, e um possível benefício imunológico suplementar; o encorajamento à amamentação conjunta pela mãe que não gestou para fortalecimento dos vínculo com o bebê; e da amamentação conjunta pelas duas mães em relação às questões política, social, feminista e do trabalho que podem envolver o aleitamento materno.
Keywords: Aleitamento materno
Homoparentalidade feminina
Aleitamento materno conjunto
Co-maternidade homoafetiva
Citation: BALDINI, Nayara Leal Ferreira et al. Aleitamento materno conjunto na co-maternidade homoafetiva: a invisibilidade política e científica das necessidades reais da amamentação na homoparentalidade feminina. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 8325-8342, mar./abr., 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17032
Issue Date: 2023
Appears in Collections:MED - Artigos científicos publicados em revistas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.