Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17049
metadata.dc.type: Capítulo de livro
Title: Capítulo 10 - Os reflexos da pandemia de Covid-19 e do isolamento social no aumento da violência contra a mulher: um estudo expositivo
Authors: Ferreira, Lorena Tavares
Barbosa, João de Sousa Pinheiro
Abstract: INTRODUÇÃO: A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, impôs, em 2020, um distanciamento social a população mundial, orientada a se recolher em suas casas para que a propagação do vírus fosse reduzida. Aprofundaram-se, então, as relações familiares, trocas afetivas, contudo, sob os temores sobre o vírus, o estresse econômico e a coexistência forçada é revelado um quadro alarmante do aumento da violência contra a mulher em vários países, incluindo o Brasil, uma grave questão social e médico-legal. OBJETIVO: compilar dados sobre o aumento da violência contra a mulher no contexto da pandemia de covid-19 e analisar os fatores envolvidos, repercussões e manejo. METODOLOGIA: revisão bibliográfica integrativa com busca nas bases de dados SciELO e PubMed. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos completos publicados em periódicos e trabalhos relevantes ao tema, usando palavras-chaves indexadas nos descritores em Ciências da Saúde, publicados no ano de 2020, nos idiomas português e inglês, que abordavam a temática da covid-19 e o aumento da violência contra a mulher. Como critérios de exclusão, foram retirados artigos duplicados, que não contemplaram a temática proposta neste trabalho, entrevistas, teses, dissertações e monografias. RESULTADOS: Identificou-se que os impactos psicológicos da quarentena, como o aumento da raiva, sintomas depressivos, de estresse pós-traumático e aumento do uso de substâncias químicas lícitas e ilícitas podem contribuir para o aumento da violência contra a mulher. Verificou-se que o impacto à saúde física e mental da mulher pode ser bastante significativo, com destaque para o maior risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis, de gravidez indesejada, de maus desfechos obstétricos e de morte por homicídio ou suicídio. CONCLUSÕES: a violência contra a mulher deve ser considerada uma consequência de saúde pública da covid-19 e é fundamental o seu reconhecimento pelos profissionais de saúde, que devem oferecer todo suporte necessário para garantir o atendimento às diversas demandas e fragilidades de saúde apresentadas pelas vítimas, favorecendo a agilidade do julgamento das denúncias. É essencial, portanto, reforçar ações para minimizar e evitar as ocorrências, incentivando orientações nos diversos meios de informação, como redes sociais e campanhas publicitárias e promover iniciativas de apoio às mulheres.
Keywords: Violência doméstica
Violência contra a mulher
Pandemia de Covid-19
Isolamento social
Citation: FERREIRA, Lorena Tavares; BARBOSA, João de Sousa Pinheiro. Os reflexos da pandemia de covid-19 e do isolamento social no aumento da violência contra a mulher: um estudo expositivo. In: ZAGO, Maria Cristina (org.). As várias faces de Eva: o feminino na contemporaneidade. São Paulo: Científica Digital, 2022. p. 157-162.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17049
Issue Date: 2022
Appears in Collections:MED - Artigos científicos publicados em revistas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.