Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Lucas Lorenzo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T11:57:05Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T11:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lucas Lorenzo Ferreira. Da inconstitucionalidade da Lei nº 14.456/2022 quanto a forma e a exigência de conclusão de ensino superior como requisito para ingresso no cargo público de técnico judiciário da União. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17184 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é demonstrar, com base na doutrina e na legislação constitucional, que a Lei nº 14.456/2022 é inconstitucional tanto na forma quanto na matéria. A competência para iniciar projeto de lei que verse sobre as carreiras dos servidores públicos do Poder Judiciário da União pertence ao Supremo Tribunal Federal conforme a alínea "b" do inciso II do art. 96 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O Congresso Nacional não observou o dispositivo constitucional durante a tramitação do projeto de lei nº 3.662/2021 que gerou a Lei nº 14.456/2022. A exigência de ensino superior como requisito para provimento do cargo de técnico judiciário da União fere o princípio da isonomia presente na Carta Magna do Brasil pois torna o cargo de técnico e analista judiciário ontologicamente iguais. O instituto da isonomia não se confunde com a equiparação e vinculação salarial que são vedadas pela Constituição Federal. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-19T19:47:12Z No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-21T11:57:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-21T11:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concurso público | pt_BR |
dc.subject | Cargo público | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 14.456/2022 | pt_BR |
dc.subject | Reserva de iniciativa | pt_BR |
dc.title | Da inconstitucionalidade da Lei nº 14.456/2022 quanto a forma e a exigência de conclusão de ensino superior como requisito para ingresso no cargo público de técnico judiciário da União | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | André Pires Gontijo | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22005375.pdf | 386.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.