Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Lucas Lorenzo Ferreira-
dc.date.accessioned2024-02-21T11:57:05Z-
dc.date.available2024-02-21T11:57:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBARBOSA, Lucas Lorenzo Ferreira. Da inconstitucionalidade da Lei nº 14.456/2022 quanto a forma e a exigência de conclusão de ensino superior como requisito para ingresso no cargo público de técnico judiciário da União. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17184-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é demonstrar, com base na doutrina e na legislação constitucional, que a Lei nº 14.456/2022 é inconstitucional tanto na forma quanto na matéria. A competência para iniciar projeto de lei que verse sobre as carreiras dos servidores públicos do Poder Judiciário da União pertence ao Supremo Tribunal Federal conforme a alínea "b" do inciso II do art. 96 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O Congresso Nacional não observou o dispositivo constitucional durante a tramitação do projeto de lei nº 3.662/2021 que gerou a Lei nº 14.456/2022. A exigência de ensino superior como requisito para provimento do cargo de técnico judiciário da União fere o princípio da isonomia presente na Carta Magna do Brasil pois torna o cargo de técnico e analista judiciário ontologicamente iguais. O instituto da isonomia não se confunde com a equiparação e vinculação salarial que são vedadas pela Constituição Federal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-19T19:47:12Z No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-21T11:57:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-21T11:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22005375.pdf: 396214 bytes, checksum: 52a3a30c8fed955a39f1dc9b9953efc4 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.subjectCargo públicopt_BR
dc.subjectLei nº 14.456/2022pt_BR
dc.subjectReserva de iniciativapt_BR
dc.titleDa inconstitucionalidade da Lei nº 14.456/2022 quanto a forma e a exigência de conclusão de ensino superior como requisito para ingresso no cargo público de técnico judiciário da Uniãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAndré Pires Gontijopt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22005375.pdf386.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.