Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Gabriel de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T13:53:55Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T13:53:55Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Gabriel de Lima. A carga tributária nos automóveis brasileiros: uma análise da onerosidade, burocracia e perspectivas futuras à luz do direito americano e da reforma tributária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17210 | - |
dc.description.abstract | O artigo científico em questão tem como primordial objetivo analisar a onerosa carga tributária que incide sobre os automóveis no Brasil, bem como tratar das questões concernentes ao seu funcionamento que dizem respeito aos impostos que a compõe, como eles funcionam e de que forma impactam os preços desse produto no território nacional. Também busca expor as problemáticas do sistema tributário brasileiro, pelo fato de ser altamente complexo e custoso, tanto para as empresas, como para o consumidor final, o que traduz em carros extremamente mais caros que em outros países. Para tanto, em primeiro momento, foi esmiuçado como cada tributo se comporta, desde a etapa de produção, até a venda do produto. Em seguida, se voltou para o estudo das tarifas norte-americanas que se relacionam com a mercadoria em voga, de que forma se tornam simples e o motivo de serem tão baixas. Adiante é traçado um paralelo da PEC 45/2019 com a composição estadunidense, a fim de extrair seus pontos positivos dos quais poderiam ser absorvidos nacionalmente, a fim de tornar a arrecadação mais simples, menos custosa e mais justa, tanto para a indústria quanto para os compradores. Nesse prisma, foram utilizados alguns dispositivos legislativos, tais como o Decreto 2.637/1998, a Lei n° 10.458/2002 e a Lei n° 9.503/1997. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-28T13:03:52Z No. of bitstreams: 1 22009408.pdf: 376583 bytes, checksum: 11ca102622f0e5ba5a06e478efb30683 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-02-28T13:53:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22009408.pdf: 376583 bytes, checksum: 11ca102622f0e5ba5a06e478efb30683 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-28T13:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22009408.pdf: 376583 bytes, checksum: 11ca102622f0e5ba5a06e478efb30683 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema tributário | pt_BR |
dc.subject | Reforma tributária | pt_BR |
dc.title | A carga tributária nos automóveis brasileiros: uma análise da onerosidade, burocracia e perspectivas futuras à luz do direito americano e da reforma tributária | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Lucas Trompieri Rodrigues Casagrande | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22009408.pdf | 367.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.