Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17322
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Fernando Lucas Mesquita e | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T20:08:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-03T20:08:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Fernando Lucas Mesquita e. Quiz evolutivo: infográficos em redes sociais e como recurso didático para ensinar e aprender evolução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17322 | - |
dc.description.abstract | Com a publicação de “A origem das espécies” em 1859, a visão que o homem tem da natureza mudou completamente. Desde então, a teoria da evolução das espécies agregou incontáveis evidências até se tornar fundamental pra compreensão da biologia. Em decorrência do acréscimo de robustez da teoria, houve um agravamento da cisão entre a cosmovisão religiosa e científica. Consequentemente, as contradições entre as duas visões de mundo trouxeram grande problemas para o ensino da teoria evolutiva, com consequências para toda a biologia. São impasses pedagógicos de difícil resolução, com grandes perdas científicas decorrentes desse embate. Tendo em vistas os problemas e a relevância do ensino de evolução buscamos com esse trabalho produzir infográficos que servissem como posts para uso em canais de redes sociais e, ao mesmo tempo, como recurso didático para uso pelo professor e estudantes em sala de aula. Para produzirmos esse material, consideramos as questões mais controversas e dúvidas mais comuns sobre o tema, no contexto da biologia evolutiva como parte do currículo de biologia do ensino médio e utilizamos do software online livre, CANVA, como ferramenta para construção dos infográficos. O material produzido tem grande diversidade de layouts, o que o torna atrativo e elemento de destaque para postagem e compartilhamento em redes sociais virtuais, além de constituir-se de um material didático alternativo para projeção multimídia ou na forma impressa para uso em sala de aula, de forma que o torna instrumento que se aproxima das tecnologias e meios de comunicações mais atuais e comuns aos jovens, ao mesmo tempo que serve de recurso para as aulas de biologia, em formato expositivo. Desejamos esse material, aumentar capilaridade e acessibilidade da informação, de maneira clara e concisa, ajudando a dirimir as principais dúvidas sobre a teoria evolutiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-03T20:07:06Z No. of bitstreams: 1 20940230.pdf: 4587264 bytes, checksum: 932ce168e73e1211acc041b495c1d859 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-03T20:08:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20940230.pdf: 4587264 bytes, checksum: 932ce168e73e1211acc041b495c1d859 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-03T20:08:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20940230.pdf: 4587264 bytes, checksum: 932ce168e73e1211acc041b495c1d859 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Evolução humana | pt_BR |
dc.subject | Evolucionismo | pt_BR |
dc.subject | Infográficos | pt_BR |
dc.subject | Evolução das espécies | pt_BR |
dc.title | Quiz evolutivo: infográficos em redes sociais e como recurso didático para ensinar e aprender evolução | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2019 | - |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20940230.pdf | 4.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.