Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Anna Júlia Vieira Santana-
dc.date.accessioned2024-04-04T13:42:03Z-
dc.date.available2024-04-04T13:42:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARDOSO, Anna Júlia Vieira Santana. Produção de material adaptado para auxiliar o ensino de Biologia em contextos de inclusão de alunos com deficiência visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17324-
dc.description.abstractO ensino de Biologia traz uma diversidade muito grande de conteúdos e é uma disciplina que requer uma abordagem mais detalhada por possuir conceitos mais complexos e incompreensíveis para a maioria dos estudantes, principalmente para os alunos que possuem deficiência visual. As principais dificuldades se dão pela falta de profissionais capacitados dentro das escolas e pela falta de materiais adaptados para esses alunos, diante deste fato os objetivos do trabalho foram a elaboração de materiais adaptados para o ensino de Biologia, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual e a produção de uma guia que traz propostas pedagógicas de uso desse material, juntamente com o passo a passo para a confecção. A partir da consulta de dois livros didáticos para análise de imagens foram produzidas três caixas em MDF, nelas contém as células animal e vegetal e as placas das divisões celulares com as legendas em braille. Os conteúdos de Biologia Celular e Molecular são os principais temas que necessitam de materiais adaptados como apoio aos professores, principalmente porque os livros trazem apenas figuras planas e por serem temas que tratam de estruturas microscópicas. Com o uso desses materiais espera-se que o professor possa estimular o desenvolvimento de todos os alunos e facilitar o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T11:52:36Z No. of bitstreams: 1 21368977.pdf: 593644 bytes, checksum: 739d579ca63347bf5ffc4c1145019e3d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T13:42:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21368977.pdf: 593644 bytes, checksum: 739d579ca63347bf5ffc4c1145019e3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T13:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21368977.pdf: 593644 bytes, checksum: 739d579ca63347bf5ffc4c1145019e3d (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecursos táteispt_BR
dc.subjectMaterial adaptadopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleProdução de material adaptado para auxiliar o ensino de Biologia em contextos de inclusão de alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorBianca Carrijo Cordovapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21368977.pdf579.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.