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dc.contributor.authorSantos, Emilly Cristina Alves dos-
dc.date.accessioned2024-04-04T14:34:28Z-
dc.date.available2024-04-04T14:34:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Emilly Cristina Alves dos. Elaboração de guia de aulas teóricas e práticas para o ensino de Biologia em contexto inclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17325-
dc.description.abstractA inclusão no espaço escolar, surge com a intenção de se promover uma educação igualitária a todos os sujeitos, sejam eles com necessidades especiais ou não. Nesse aspecto, o professor é um dos principais agentes responsáveis pelo êxito da educação inclusiva, pois, ele tem contato direto com os alunos com uma maior frequência e é responsável pela organização e compartilhamento dos conhecimentos. Sabe-se que o lido com alunos com necessidades especiais, demanda um maior preparo dos professores, além de se fazer necessário o uso de metodologias e recursos didáticos diferenciados. Entretanto, a formação dos professores no que tange ao preparo para se trabalhar com a educação inclusiva, é falha. No contexto do ensino de ciências/biologia, as dificuldades encontradas são ainda maiores, pois, são disciplinas que contam com muitas especificidades e conceitos que não são comuns no dia a dia do alunado. Nesse sentido, objetivou-se, por meio da análise de trabalhos científicos, identificar as demandas e possibilidades de aprendizagem dos sujeitos surdos, autistas e com altas habilidades, para assim poder criar um guia de aulas teóricas e práticas de Biologia, que sirva de auxílio aos professores. Para dar suporte ao guia elaborado, foram analisados 43 trabalhos científicos, que foram divididos em quatro classes, sendo elas: a formação de professores, metodologias de ensino, recursos didáticos e características e demandas dos alunos com necessidades especiais, foram utilizados também como apoio 5 livros didáticos do ensino médio. O guia contém 12 aulas de diversos conteúdos de biologia, e conta com metodologias diferenciadas a fim de promover o ensino inclusivo com êxito. É importante que se tenha um maior foco voltado para o atendimento a alunos com necessidades especiais, a fim de que as falhas existentes no contexto educacional sejam sanadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T14:33:28Z No. of bitstreams: 1 21450174.pdf: 1181131 bytes, checksum: e1557642e9c1dc27eda4954d9f5166a0 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T14:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450174.pdf: 1181131 bytes, checksum: e1557642e9c1dc27eda4954d9f5166a0 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectMaterial de apoiopt_BR
dc.titleElaboração de guia de aulas teóricas e práticas para o ensino de Biologia em contexto inclusivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorBianca Carrijo Cordovapt_BR
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