Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Laureane Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T15:10:58Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T15:10:58Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Laureane Rodrigues de. Utilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326 | - |
dc.description.abstract | A anatomia é uma área da biologia que está ligada ao sistema do corpo humano, seu estudo é importante para que os alunos conheçam as estruturas, formas e funções de cada órgão. Na atualidade o ensino da anatomia vem sendo um desafio aos estudantes pela complexidade de alguns termos utilizados, gerando dificuldades na aprendizagem. Desse modo, proporcionar aos alunos um conhecimento prático pode contribuir para a qualidade do ensino e facilitar a aprendizagem. O estudo foi de caráter quantitativo, com o objetivo de comparar e analisar a aprendizagem de alunos do 8° ano do ensino fundamental, utilizando modelos anatômicos e ainda compreender as dificuldades encontradas pelos professores de ciências para lecionarem aulas práticas, utilizou-se para a coleta de dados um questionário e aplicação de uma verificação de aprendizagem para os alunos, onde o questionário foi quantificado com respostas de maior relevância e a avaliação através das notas obtidas Os resultados mostraram que os alunos que participaram das aulas teórico-prática apresentaram um melhor desempenho nas médias com relação aos alunos que tiveram somente aula teórica, já o questionário com os professores identificou que a falta de espaço e materiais adequados foram as principais dificuldades encontradas, além de despreparo de alguns professores para ministrarem aulas práticas, isso evidencia a importância da utilização de modelos anatômicos para o processo de ensino-aprendizagem, trazendo inovação e ainda melhorando a qualidade de ensino permitindo materializar na teoria o que foi visto prática. Dessa forma, pode-se dizer que utilizar modelos anatômicos para as aulas de ciências é de grande relevância mostrando eficácia para aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T14:38:35Z No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:10:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-04T15:10:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Aula prática | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | Utilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Cristina da S. Cunha | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450387.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.