Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrito, Laureane Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-04-04T15:10:58Z-
dc.date.available2024-04-04T15:10:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBRITO, Laureane Rodrigues de. Utilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17326-
dc.description.abstractA anatomia é uma área da biologia que está ligada ao sistema do corpo humano, seu estudo é importante para que os alunos conheçam as estruturas, formas e funções de cada órgão. Na atualidade o ensino da anatomia vem sendo um desafio aos estudantes pela complexidade de alguns termos utilizados, gerando dificuldades na aprendizagem. Desse modo, proporcionar aos alunos um conhecimento prático pode contribuir para a qualidade do ensino e facilitar a aprendizagem. O estudo foi de caráter quantitativo, com o objetivo de comparar e analisar a aprendizagem de alunos do 8° ano do ensino fundamental, utilizando modelos anatômicos e ainda compreender as dificuldades encontradas pelos professores de ciências para lecionarem aulas práticas, utilizou-se para a coleta de dados um questionário e aplicação de uma verificação de aprendizagem para os alunos, onde o questionário foi quantificado com respostas de maior relevância e a avaliação através das notas obtidas Os resultados mostraram que os alunos que participaram das aulas teórico-prática apresentaram um melhor desempenho nas médias com relação aos alunos que tiveram somente aula teórica, já o questionário com os professores identificou que a falta de espaço e materiais adequados foram as principais dificuldades encontradas, além de despreparo de alguns professores para ministrarem aulas práticas, isso evidencia a importância da utilização de modelos anatômicos para o processo de ensino-aprendizagem, trazendo inovação e ainda melhorando a qualidade de ensino permitindo materializar na teoria o que foi visto prática. Dessa forma, pode-se dizer que utilizar modelos anatômicos para as aulas de ciências é de grande relevância mostrando eficácia para aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T14:38:35Z No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:10:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T15:10:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450387.pdf: 1247025 bytes, checksum: e107abf7e14602c397ca579a9da2fd7b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleUtilização de modelos anatômicos como ferramenta de aprendizagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorCristina da S. Cunhapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450387.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.