Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Clerrane Santana de-
dc.date.accessioned2024-04-04T15:11:10Z-
dc.date.available2024-04-04T15:11:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Clerrane Santana de. Elaboração de um guia de Educação Sexual para docentes como ferramenta didática: abordando diversidade na sala de aula como proposta de estímulo ao respeito. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17328-
dc.description.abstractA sexualidade é definida como uma particularidade do ser humano. Construída ao longo da vida, compreende identidades, papéis de gênero, prazer, reprodução, intimidade, ato sexual e erotismo. A educação sexual é um processo formal de ensino sobre aspectos emocionais, sociais e físicos que envolvem o espectro da sexualidade. Dentro dessa temática, há um aspecto muito importante a ser considerado, porém que é pouco abordado: a diversidade sexual. Pesquisas realizadas com professores sobre suas perspectivas do tema apontaram para ausência de materiais didáticos. Um guia paradidático pode ser um grande aliado nas aulas de educação sexual e diversidade, visto que o mesmo pode auxiliar atualizar e preparar o professor sobre como abordar o tema, além de levar materiais de apoio a serem utilizados dentro da sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo produzir um guia paradidático sobre sexualidade e diversidade visando auxiliar a discussão desses temas em sala de aula. O guia foi elaborado através da plataforma CANVA PRO e teve como resultado um documento de 66 páginas que traz discussões sobre diversidade, indica práticas de ensino, dinâmicas, filmes e séries que podem ser trabalhados dentro do ensino de biologia pelo professor. Além disso, o material também instiga uma reflexão crítica sobre a abordagem do tema diversidade, fazendo com que seja possível ver a importância da discussão desse tema no ambiente escolar, pois dessa forma se torna viável quebrar tabus e estimular o respeito. Este trabalho rompe com o silenciamento da diversidade neste ambiente, mesmo que as escolas passem por constantes ameaças quanto à sua laicidade e autonomia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:10:36Z No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:11:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T15:11:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGuia paradidáticopt_BR
dc.titleElaboração de um guia de educação sexual para docentes como ferramenta didática: abordando diversidade na sala de aula como proposta de estímulo ao respeitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorMarília de Queiroz Dias Jácomept_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450816.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.