Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17328
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Clerrane Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T15:11:10Z | - |
dc.date.available | 2024-04-04T15:11:10Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Clerrane Santana de. Elaboração de um guia de Educação Sexual para docentes como ferramenta didática: abordando diversidade na sala de aula como proposta de estímulo ao respeito. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17328 | - |
dc.description.abstract | A sexualidade é definida como uma particularidade do ser humano. Construída ao longo da vida, compreende identidades, papéis de gênero, prazer, reprodução, intimidade, ato sexual e erotismo. A educação sexual é um processo formal de ensino sobre aspectos emocionais, sociais e físicos que envolvem o espectro da sexualidade. Dentro dessa temática, há um aspecto muito importante a ser considerado, porém que é pouco abordado: a diversidade sexual. Pesquisas realizadas com professores sobre suas perspectivas do tema apontaram para ausência de materiais didáticos. Um guia paradidático pode ser um grande aliado nas aulas de educação sexual e diversidade, visto que o mesmo pode auxiliar atualizar e preparar o professor sobre como abordar o tema, além de levar materiais de apoio a serem utilizados dentro da sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo produzir um guia paradidático sobre sexualidade e diversidade visando auxiliar a discussão desses temas em sala de aula. O guia foi elaborado através da plataforma CANVA PRO e teve como resultado um documento de 66 páginas que traz discussões sobre diversidade, indica práticas de ensino, dinâmicas, filmes e séries que podem ser trabalhados dentro do ensino de biologia pelo professor. Além disso, o material também instiga uma reflexão crítica sobre a abordagem do tema diversidade, fazendo com que seja possível ver a importância da discussão desse tema no ambiente escolar, pois dessa forma se torna viável quebrar tabus e estimular o respeito. Este trabalho rompe com o silenciamento da diversidade neste ambiente, mesmo que as escolas passem por constantes ameaças quanto à sua laicidade e autonomia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:10:36Z No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-04T15:11:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-04T15:11:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450816.pdf: 1228790 bytes, checksum: b9e3bcbd7885aed8ab556c37027df8ed (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Guia paradidático | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um guia de educação sexual para docentes como ferramenta didática: abordando diversidade na sala de aula como proposta de estímulo ao respeito | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2020 | - |
dc.identifier.orientador | Marília de Queiroz Dias Jácome | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450816.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.