Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Brenda Elias dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:09:28Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T13:09:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Brenda Elias dos. Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do Cerrado por alunos do 8° ano de escolas públicas do Distrito Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17330 | - |
dc.description.abstract | O Cerrado abriga em torno de 33% da riqueza da diversidade biológica do Brasil. Devido ao impacto humano, essa diversidade faunística do Bioma está sendo prejudicada, com espécies sendo ameaçadas e extintas em uma velocidade superior à capacidade de promover o conhecimento necessário para sua conservação. Considerando que o conhecimento acerca da fauna do Cerrado pode fornecer elementos para aprimorar o ensino de conceitos ecológicos e repensar a abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, o objetivo deste trabalho foi contribuir para um maior conhecimento sobre a fauna local e sensibilizar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental quanto à importância da conservação das espécies. Adicionalmente, o estudo teve o propósito de avaliar a capacidade dos alunos de identificar espécies da fauna nativa do Cerrado, analisar o efeito de espécies carismáticas exóticas no entendimento de conceitos ecológicos, como distribuição de espécies e investigar o conhecimento dos alunos quanto aos conceitos de fauna ameaçada e extinção de espécies. Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi aplicado um questionário composto por imagens de animais nativos e exóticos e questões discursivas. Foi verificado que os participantes tiveram maior facilidade em identificar espécies exóticas e que os participantes do sexo masculino identificaram mais espécies. Quanto aos efeitos das variáveis distribuição e ameaça, as espécies exóticas apresentaram o maior percentual de acerto. As respostas apresentadas nas questões discursivas sobre os conceitos de espécie ameaçada e extinta, de forma geral, se mostraram pouco elaboradas e confusas. O questionário aplicado demonstrou que algumas mudanças são necessárias na forma como o conteúdo é trabalhado em sala de aula, e também revelaram que alguns conceitos apresentados pelos alunos são preocupantes quando considerado o papel da população no sucesso de ações relacionadas à conservação das espécies. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-05T14:14:21Z No. of bitstreams: 1 21450924.pdf: 4312249 bytes, checksum: 514da513f1a79f6f870fa97cf58fe038 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:09:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450924.pdf: 4312249 bytes, checksum: 514da513f1a79f6f870fa97cf58fe038 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-08T13:09:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450924.pdf: 4312249 bytes, checksum: 514da513f1a79f6f870fa97cf58fe038 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Bioma cerrado | pt_BR |
dc.subject | Diversidade biológica | pt_BR |
dc.subject | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Fauna nativa | pt_BR |
dc.title | Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos de 8° de escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Raphael Igor Dias | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450924.pdf | 4.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.