Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreno, Gabriella de Melo-
dc.date.accessioned2024-04-08T13:09:48Z-
dc.date.available2024-04-08T13:09:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMORENO, Gabriella de Melo. Elaboração de materiais práticos e inclusivos para alunos com deficiência no contexto do Ensino de Biologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17333-
dc.description.abstractO debate sobre educação inclusiva é de suma importância quando se trata sobre o que é oferecido nas escolas aos alunos com necessidades educacionais especiais, como recursos físicos, multifuncionais e equipe especializada para atender e dar o suporte aos alunos e a todo o corpo estudantil e educadores envolvidos. Para atender com êxito as necessidades desses alunos, são necessárias adaptações que possam flexibilizar e possibilitar diferentes formas de o sujeito aprender. Essas adaptações ocorrem de diferentes formas no contexto educacional, seja por meio de adaptações arquitetônicas, curriculares e no planejamento de aulas. No contexto do Ensino de Biologia, há dificuldades tanto dos alunos na fixação do conteúdo, que muitas vezes tem muita abstração, quanto do professor para transmitir esses conteúdos, pois, muitos professores fazem com que os alunos decorem conceitos sem reflexão ou contextualização. Além disso, aulas práticas são muitas vezes “descartadas” devido a falta de interesse e disposição do professor, que se justificam pela falta de material e tempo para que essas aulas sejam ministradas. O preparo de uma aula prática requer organização, conhecimento da turma e das necessidades específicas de cada aluno além da participação de todos. Sendo assim, o objeto de pesquisa desse trabalho foram as deficiências física, visual e intelectual, tendo como objetivo elaborar materiais inclusivos para o desenvolvimento de aulas práticas de genética que atendam às demandas gerais de adaptação de cada deficiência. Foram analisados quatro livros didáticos de biologia, usados pela Secretaria de Estado e Educação nos últimos nove anos, e assim, foram preparadas três aulas práticas com temáticas diferentes para o ensino de genética no ensino médio. E ainda, foram estabelecidos critérios para o desenvolvimento dos materiais propostos para o desenvolvimento das aulas práticas, a fim de que se usasse materiais de fácil acesso para a criação dos mesmos. A utilização de materiais concretos e aulas práticas são boas alternativas para dinamizar a aula e possibilitar o aprendizado ou sanar dúvidas de aulas teóricas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-05T14:31:56Z No. of bitstreams: 1 21463153.pdf: 1742503 bytes, checksum: c7d86c91df9182494976f39996859fae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:09:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21463153.pdf: 1742503 bytes, checksum: c7d86c91df9182494976f39996859fae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T13:09:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21463153.pdf: 1742503 bytes, checksum: c7d86c91df9182494976f39996859fae (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMaterial adaptadopt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titleElaboração de materiais práticos e inclusivos para alunos com deficiência no contexto do Ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorBianca Carrijo Cordovapt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21463153.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.