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dc.contributor.authorOliveira Júnior, Lourenço Peluso de-
dc.date.accessioned2024-04-08T13:09:59Z-
dc.date.available2024-04-08T13:09:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Lourenço Peluso de. A Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17334-
dc.description.abstractColeções biológicas são acervos de materiais biológicos, que podem ser utilizados na pesquisa científica, biodiversidade, por professores e entre outros. As coleções didáticas possibilitam o aluno manipular o objeto de estudo, formulando suas próprias hipóteses, dando suporte ao desenvolvimento do pensamento científico. Além disso, podem ser usadas em diferentes conteúdos como ecologia, zoologia, estudo da biodiversidade e etc. Este trabalho teve como objetivo analisar as limitações dos professores que interferem no uso de coleções no ensino de biologia, tendo como base a opinião de professores de biologia e ciências de escolas públicas do DF. A pesquisa foi realizada com 12 professores de 12 escolas do Plano Piloto, por meio de questionário com duas questões discursivas e quatro objetivas. A análise das respostas discursivas foi feita por análise de conteúdo com divisão em categorias analíticas, já para as questões objetivas foi feito o teste qui-quadrado de aderência com correção de Yates. Em escolas que possuíam coleções (41,66%) todos os professores dizem que são importantes, mas apenas 60% fazem uso das coleções. Já em escolas que não possuíam coleções (58,33%) todos os professores acreditam que coleções são importantes e todos desenvolveriam novas estratégias metodológicas para fazer uso delas, mas 14,29% não têm interesse em elaborar uma coleção para suas escolas. Pode-se analisar que os maiores problemas estão relacionados à falta de material, falta de pessoal para manutenção do acervo e falta de espaço físico, entretanto os próprios professores conseguiram encontrar formas sanar os dois primeiros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T11:46:01Z No. of bitstreams: 1 21490187.pdf: 420007 bytes, checksum: f76d7e8e69dea1b79824abf321b14f0d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectColeções biológicaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectColeções didáticaspt_BR
dc.subjectAcervos biológicospt_BR
dc.titleA Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorFabricio Escarlate Tavarespt_BR
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