Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17334
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira Júnior, Lourenço Peluso de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:09:59Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T13:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JÚNIOR, Lourenço Peluso de. A Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17334 | - |
dc.description.abstract | Coleções biológicas são acervos de materiais biológicos, que podem ser utilizados na pesquisa científica, biodiversidade, por professores e entre outros. As coleções didáticas possibilitam o aluno manipular o objeto de estudo, formulando suas próprias hipóteses, dando suporte ao desenvolvimento do pensamento científico. Além disso, podem ser usadas em diferentes conteúdos como ecologia, zoologia, estudo da biodiversidade e etc. Este trabalho teve como objetivo analisar as limitações dos professores que interferem no uso de coleções no ensino de biologia, tendo como base a opinião de professores de biologia e ciências de escolas públicas do DF. A pesquisa foi realizada com 12 professores de 12 escolas do Plano Piloto, por meio de questionário com duas questões discursivas e quatro objetivas. A análise das respostas discursivas foi feita por análise de conteúdo com divisão em categorias analíticas, já para as questões objetivas foi feito o teste qui-quadrado de aderência com correção de Yates. Em escolas que possuíam coleções (41,66%) todos os professores dizem que são importantes, mas apenas 60% fazem uso das coleções. Já em escolas que não possuíam coleções (58,33%) todos os professores acreditam que coleções são importantes e todos desenvolveriam novas estratégias metodológicas para fazer uso delas, mas 14,29% não têm interesse em elaborar uma coleção para suas escolas. Pode-se analisar que os maiores problemas estão relacionados à falta de material, falta de pessoal para manutenção do acervo e falta de espaço físico, entretanto os próprios professores conseguiram encontrar formas sanar os dois primeiros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T11:46:01Z No. of bitstreams: 1 21490187.pdf: 420007 bytes, checksum: f76d7e8e69dea1b79824abf321b14f0d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:09:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21490187.pdf: 420007 bytes, checksum: f76d7e8e69dea1b79824abf321b14f0d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-08T13:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21490187.pdf: 420007 bytes, checksum: f76d7e8e69dea1b79824abf321b14f0d (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coleções biológicas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Coleções didáticas | pt_BR |
dc.subject | Acervos biológicos | pt_BR |
dc.title | A Importância das coleções biológicas como estratégia didática auxiliar em escolas públicas da educação básica no Plano Piloto – DF, sob a ótica de professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Fabricio Escarlate Tavares | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21490187.pdf | 410.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.