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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17335
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Yasmin Franklin dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-08T13:10:06Z | - |
dc.date.available | 2024-04-08T13:10:06Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Yasmin Franklin dos Santos. Limitações ao ensino de evolução no contexto das relações entre ciência e religião na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17335 | - |
dc.description.abstract | A história da origem da vida e seus processos evolutivos são um tema de grande importância dentro das ciências biológicas, onde exerce um papel unificador dos conhecimentos dentro do campo científico, permitindo que os assuntos presentes no currículo escolar da educação básica sejam trabalhados de forma integrada. No entanto, a Evolução ainda enfrenta dificuldades perante a sociedade. Dessa forma o ensino da biologia evolutiva acaba tendo influência de crenças e valores de cunho pessoal dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem no que se diz respeito à evolução. A partir disso, foi realizada uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa de revisão narrativa. Considerando o impacto que esse tipo de influência pode exercer na compreensão da teoria evolutiva o presente trabalho teve por objetivo descrever os principais fatores limitantes no processo de ensino e aprendizagem da Evolução Biológica para a educação científica escolar básica, no contexto do debate e das controvérsias da relação entre ciência e religião. Os resultados apontaram que há influencia das crenças religiosas nos processos de ensino da teoria evolutiva tanto dos professores quanto dos alunos, também foram encontrados nas obras analisadas a influência das crenças religiosas associadas à formação inicial dos docentes, além da disponibilidade de recursos didáticos adequados para o ensino da teoria evolutiva. Esses fatores contribuem para formação de barreiras epistemológicas no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T13:08:58Z No. of bitstreams: 1 21490190.pdf: 390714 bytes, checksum: 61e67d5ddfc58629a0dce0145d53e0a7 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de evolução | pt_BR |
dc.subject | Teoria evolutiva | pt_BR |
dc.title | Limitações ao ensino de evolução no contexto das relações entre ciência e religião na educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Roni Ivan Rocha de Oliveira | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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