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dc.contributor.authorFreitas, Alexandre Mattos de-
dc.date.accessioned2024-04-08T17:54:34Z-
dc.date.available2024-04-08T17:54:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFREITAS, Alexandre Mattos de. Os óbices ao avanço da prática da consensualidade nas contratações públicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17345-
dc.description.abstractÉ comum que agentes públicos que lidam com contratações governamentais se deparem com situações em que decidir tão somente com base na literalidade da lei, na unilateralidade e mediante uso do poder extroverso não se traduz na obtenção de uma solução que melhor atenda ao interesse público. Por vezes, faz-se necessário adotar uma alternativa consensual com os interessados e que esteja em consonância com o princípio da juridicidade administrativa e com o princípio constitucional da eficiência. Assim, este trabalho busca identificar as barreiras à disseminação da prática da consensualidade, a fim de que esses obstáculos possam ser removidos, com o fito de ampliar o escopo de decisão do agente público, por meio da busca de soluções que efetivamente estejam orientadas à eficiência nas contratações públicas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho compreende a discussão teórica das hipóteses, mediante pesquisa bibliográfica e documental; e a pesquisa empírica, realizada por meio da aplicação de questionários estruturados a servidores públicos que lidam com contratações no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no TCU. Os resultados encontrados demonstram que se tem como barreiras à disseminação da prática da consensualidade nas contratações públicas: (i) a prevalência da visão atávica da supremacia do interesse público a priori; (ii) a necessidade de superação do apego ao legalismo estrito, com a consequente vinculação ao princípio da juridicidade pela Administração; e (iii) o receio por parte de servidores públicos no recebimento de questionamentos e sanções de órgãos de controle na adoção de instrumentos consensuais, dada a sua natureza de maior aproximação com o particular, bem como a existência de disfunções na atividade controladora, em razão de um suposto viés punitivista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T15:58:49Z No. of bitstreams: 1 61900085.pdf: 5438711 bytes, checksum: 5be6af5726a96eac53319bd7bd2a141a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-08T17:54:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61900085.pdf: 5438711 bytes, checksum: 5be6af5726a96eac53319bd7bd2a141a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T17:54:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61900085.pdf: 5438711 bytes, checksum: 5be6af5726a96eac53319bd7bd2a141a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsensualidade na administração públicapt_BR
dc.subjectContratações públicaspt_BR
dc.subjectNova Lei de licitações e contratos administrativospt_BR
dc.subjectConsensualidade na LINDBpt_BR
dc.subjectPrincípio da eficiênciapt_BR
dc.titleOs óbices ao avanço da prática da consensualidade nas contratações públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorSandro Lúcio Dezanpt_BR
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