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dc.contributor.authorMatos, Wendel Benevides-
dc.date.accessioned2024-04-10T17:43:40Z-
dc.date.available2024-04-10T17:43:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMATOS, Wendel Benevides. Sistema de direito administrativo sancionador: uma proposta à luz da teoria do serviço público de Léon Duguit. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17347-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma investigação sobre a existência de um sistema de sanções administrativas, regido por um regime próprio a partir de princípios e normas somente a ele aplicáveis ou quando divididos com outros ramos epistemológicos, tomado por suas próprias nuances. O fundamento da proposição está na teoria do serviço público de Leon Duguit e o desenvolvimento se referencia no pensamento liberal, teoria do risco e ponderação de princípios. Utilizou-se o método dedutivo e pautando-se na revisão bibliográfica dos autores selecionados e pesquisa documental, discutiu-se o tema proposto. A pergunta de pesquisa consiste na seguinte indagação: Quais os contornos epistemológico-dogmáticos, principiológicos e axiomáticos decorrentes do conceito de serviço público levam a inferir uma independência sistêmica da sanção administrativa, ainda que ontologicamente baseada no mesmo jus puniendi estatal que outros sistemas sancionatórios? Em reposta apresenta-se o conceito de serviço público e interesse público, como regentes do atuar administrativo, que dispõe do instrumental da sanção administrativa para a consecução de seu objetivo. São abordadas as seguintes temáticas: discussão acerca de um regime jurídico próprio de direito administrativo sancionar que tem como base elementos construtores da atuação administrativa ligada ao interesse público e execução de seus serviços; observância de comportamentos distintos de princípios constitucionais, quando inseridos no sistema de sanções administrativas, tendo em vista uma aplicação própria dos conceitos de culpabilidade e tipicidade que influenciam os demais princípios ligados à formação da culpa. Conclui-se pela existência de uma identidade própria da sanção administrativa, entretanto, somente possível no seio de um regime jurídico administrativo e como instrumento da Administração Pública. Nesse contexto, princípios gerais garantidores de direitos e ou advindos de outros sistemas sancionatórios somente serão aplicáveis com matizes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-10T12:58:01Z No. of bitstreams: 1 61950037.pdf: 1169687 bytes, checksum: af6e2581c4bcd50cd37595d479d776a3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T17:43:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61950037.pdf: 1169687 bytes, checksum: af6e2581c4bcd50cd37595d479d776a3 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSanção administrativapt_BR
dc.subjectJus Puniendipt_BR
dc.subjectDireito administrativo sancionadorpt_BR
dc.subjectImputação da sanção administrativapt_BR
dc.subjectRegime jurídico administrativopt_BR
dc.titleSistema de direito administrativo sancionador: uma proposta à luz da teoria do serviço público de Léon Duguitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorSandro Lúcio Dezanpt_BR
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