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dc.contributor.authorGuskow, Tatiana Maria-
dc.date.accessioned2024-04-11T13:30:01Z-
dc.date.available2024-04-11T13:30:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGUSKOW, Tatiana Maria. Direito administrativo sancionador e níveis de retroatividade da lei disciplinar mais benéfica. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17359-
dc.description.abstractA pesquisa propõe investigar o ingresso do princípio constitucional da retroatividade da lei mais benéfica, originariamente ideado ao direito penal, no direito administrativo sancionador, particularmente no direito administrativo disciplinar. Primeiro delineando as características desse novo ramo do direito que nasce permeado por uma aproximação entre ilícitos penais e administrativos, depois investigando as diferenças entre ilícitos disciplinares e penais, o trabalho demonstra que os princípios constitucionais sancionadores podem ingressar na seara administrativa, mas de maneira mais flexível. O conteúdo do princípio no direito penal é destrinchado, inferindo-se não ser tão amplo quanto aprioristicamente se imagina. O princípio no direito penal somente atinge o nível médio na escala geral da retroatividade e para o direito administrativo sancionador pode ser recebido com mais brandura. Tendo como pano de fundo as modificações operadas pela nova lei de improbidade administrativa, é analisado o recente julgamento efetuado pelo Supremo Tribunal Federal (ARE 843989), demonstrando-se que, apesar da nomenclatura e da fundamentação utilizada pela Corte, foi deferida a retroatividade abrandada à nova lei, tal qual defendida neste trabalho para o direito disciplinar, sob argumentos que não convergiam entre si. As altercações entre os Ministros da Corte revelam, no entanto, que o regime do direito administrativo sancionador ainda está em construção, sem linearidade e com muitos percalços.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-11T12:03:58Z No. of bitstreams: 1 62100045.pdf: 2158404 bytes, checksum: 730e25bae437942787b8a604ff14cb0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-11T13:30:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 62100045.pdf: 2158404 bytes, checksum: 730e25bae437942787b8a604ff14cb0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T13:30:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 62100045.pdf: 2158404 bytes, checksum: 730e25bae437942787b8a604ff14cb0b (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIlícito penalpt_BR
dc.subjectIlícito administrativopt_BR
dc.subjectIgualdade ontológicapt_BR
dc.subjectPrincípios constitucionais sancionadorespt_BR
dc.subjectRetroatividade da lei mais benéficapt_BR
dc.titleDireito administrativo sancionador e níveis de retroatividade da lei disciplinar mais benéficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorArnaldo Sampaio de Moraes Godoypt_BR
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