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dc.contributor.authorMartins, Karina-
dc.date.accessioned2024-04-15T12:30:51Z-
dc.date.available2024-04-15T12:30:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTINS, Karina. O lego® da certificação como instrumento de governança transnacional para o plantio de soja responsável. 2022. Tese (Doutorado em Direito) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17367-
dc.description.abstractReduzir os impactos ambientais por meio do uso sustentável dos recursos naturais é uma estratégia importante para governos e empresas em todo o mundo. Em meio ao que parece ser um entusiasmo por uma revolução agrícola responsável, questões significativas surgem sobre as inovações de padrões para uma plantação: ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Os sistemas de certificação estabelecem e monitoram padrões voluntários para tornar a produção agrícola sustentável em termos socioeconômicos e mais justa para produtores e trabalhadores. Eles tentam alcançar uma ampla gama de efeitos socioeconômicos e ambientais por meio de pacotes de intervenções que incluem o processo de definição e conformidade de padrões, defesa entre os consumidores, capacitação para produtores, construção de sistemas de suprimentos, intervenções de preços e a aplicação de padrões aceitáveis. Portanto, o objetivo é analisar se as certificações podem ser melhor concretizadas para a prevenção de impactos socioambientais caso as atuações e decisões dos multiatores forem pautadas num instrumento de governança transnacional – o Lego® da Certificação. Como método propõem-se uma concepção “modular” de normatização e gestão de recursos em face da certificação. Usa-se a modularidade para transmitir a ideia de rearranjo provisório e funcional entre os padrões estabelecidos para a produção responsável da soja. Procura-se descrever um ideal normativo e oferecer exemplos de arranjos existentes que, até certo ponto, o ilustre e promova o “Lego® da Certificação”. Usa-se a concepção modular para enquadrar e dar sentido a desenvolvimentos que de outra forma poderiam parecer desconexos ou peculiares. Os sistemas de certificação elegíveis foram baseados em certificações que atuam no estado de Mato Grosso. A síntese integrada de estudos quantitativos e qualitativos mostra que o contexto é substancialmente importante em todos os sistemas e os múltiplos fatores moldam a eficácia e os mecanismos causais que ligam as intervenções associadas à certificação e ao bem-estar das diversas partes interessadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-12T13:19:02Z No. of bitstreams: 1 61850014.pdf: 17170834 bytes, checksum: cc68736a44b2744d1587bdea02c2ba50 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T12:30:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61850014.pdf: 17170834 bytes, checksum: cc68736a44b2744d1587bdea02c2ba50 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPlantio de soja responsávelpt_BR
dc.subjectInstrumento de governançapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleO lego® da certificação como instrumento de governança transnacional para o plantio de soja responsávelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorMárcia Dieguez Leuzingerpt_BR
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