Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17372
Tipo: Capítulo de livro
Título: As três fases da política sanitária nacional durante a gripe espanhola: elemento catalisador de mudanças (1918-1920)
Autor(es): Rangel, Alan Wruck Garcia
Hable, Jefferson Seidy Sonobe
Caetano, Adam M.
Abstract: Trata-se de pequena contribuição sobre o processo histórico de formação da política nacional de saúde pública, tendo a epidemia da gripe espanhola como elemento catalisador. Demonstramos, com base na legislação e nos jornais da época, a ocorrência de diferentes reações sociais e políticas ante à crise sanitária instaurada no período indicado que contribuíram à centralização da burocracia estatal no tocante à saúde pública. O estudo também aborda, ainda que de modo indireto, a relação entre ciência, saúde e política através das transformações ocorridas, em um curto espaço tempo, no tratamento administrativo da questão sanitária, e emergência de características do Estado-Cientista.
Palavras-chave: História do direito social
Pandemia de Covid-19
Saúde pública
Citação: RANGEL, Alan Wruck Garcia; CAETANO, Adam M.; HABLE, Jefferson Seidy Sonobe. As três fases da política sanitária nacional durante a gripe espanhola: elemento catalisador de mudanças (1918-1920). In: ALVES, Gleisse Ribeiro et al. (org.). A crise da Covid-19 no Brasil e seus reflexos. Brasília: CEUB, 2021. p. 7-32.
Publicações relacionadas: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15443
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17372
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:BIB - EBooks

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capítulo 1.pdf658.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.