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dc.contributor.authorGarcia, Luiz Henrique Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-22T11:49:40Z-
dc.date.available2024-04-22T11:49:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGARCIA, Luiz Henrique Oliveira. Abordagens de educação sexual e afetiva inclusivas no ensino de ciências naturais no ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) –- Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17390-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é questionar as abordagens de ensino contemporâneas de Educação Sexual e Afetiva, com isso apresentar metodologias mais emancipatórias e criar um produto educacional inclusivo. Foi feito o estudo por meio de uma abordagem qualitativa e natureza aplicada. Antecedendo ao material didático ocorreu uma pesquisa bibliográfica que embasou a criação do produto que teve como objetivo alcançar a amplitude do tema, atingindo todo contexto histórico, político, social e humano do Brasil, aspectos não explorados pela maioria dos métodos atuais. Para a realização do roteiro de audiodescrição, seguimos as orientações de Correia-Silva (2018), e seu método mostrou-se adequado para tornar o produto educacional acessível para o público cego. O trabalho buscou similarmente, contemplar as diretrizes da nota técnica nº 21 de 2012 do Ministério da Educação. Observou-se que o produto pode ser utilizado não somente para o público alvo, que são os anos finais do Ensino Fundamental, mas também, em diversas outras perspectivas pedagógicas. O material didático trata de elementos como: sexualidade, carinho, corpo, sexo, identidade de gênero, gênero, afeto, orientação sexual e amor; com narrativas hegemônicas e contra narrativas que têm como objetivo provocar a reflexão sobre os assuntos, de maneira que estimule a criticidade dos alunos. Abrangendo assim, os diferentes elementos da sexualidade humana com humor e uma linguagem simples. Por fim, almejamos que o olhar sobre a Educação Sexual e Afetiva mude, pois assim, podemos colher os frutos destas mudanças no futuro da sociedade brasileira como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-19T11:48:55Z No. of bitstreams: 1 21702803.pdf: 7924544 bytes, checksum: dc34e35341cd4c315727387ad34861dc (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleAbordagens de educação sexual e afetiva inclusivas no ensino de ciências naturais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2020-
dc.identifier.orientadorAnderson Tavares Correia-Silvapt_BR
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