Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Karla Gabriela Marques-
dc.date.accessioned2024-04-29T11:45:02Z-
dc.date.available2024-04-29T11:45:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Karla Gabriela Marques. A eficácia de uma intervenção nutricional com pré-escolares em uma escola particular em Valparaiso de Goiás-GO. 2016. Monografia (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17393-
dc.description.abstractSendo a educação em saúde um processo que visa o desenvolvimento da autonomia do individuo para lidar com problemas da vida cotidiana, a Educação Alimentar e Nutricional é uma ferramenta de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. Esse trabalho teve o objetivo de realizar intervenções nutricionais em uma escola particular com alunos no período pré-escolar. O estudo foi apoiado na metodologia de problematização “Arco de Maguerez” e mostrou que o hábito alimentar das crianças no lanche era em sua totalidade ruim, sendo rico em alimentos e bebidas industrializadas, com alto teor de sódio, açúcar, gordura e corantes artificiais. Os pontos – chave elencados para a elaboração das atividades foram o alto consumo de sucos industrializados e salgados de pacote. Observou-se, quatro dias depois das intervenções que as crianças foram receptivas à Educação Alimentar e Nutricional, enfatizando os seus conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo das atividades. A falta de motivação foi notória em grande parte dos pais em relação a aquisição de uma alimentação saudável para seus filhos, trazendo a problemática da passividade das boas práticas alimentares das crianças. O não interesse dos pais em olhar a agenda e tentar alterar o lanche dos pré-escolares, a partir de cartilhas de informações sobre alimentação saudável, foi observado na maioria dos casos. No entanto, houveram mudanças significativas no lanche de algumas crianças após o período de intervenções na escola. Da mesma forma, a Educação Alimentar e Nutricional foi considerada eficaz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-29T11:44:50Z No. of bitstreams: 1 21358360.pdf: 990094 bytes, checksum: d5e0f8158ae3ab5900905d0d001cbab8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-04-29T11:45:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21358360.pdf: 990094 bytes, checksum: d5e0f8158ae3ab5900905d0d001cbab8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-29T11:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21358360.pdf: 990094 bytes, checksum: d5e0f8158ae3ab5900905d0d001cbab8 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectAlimentação de pré-escolarespt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.titleA eficácia de uma intervenção nutricional com pré-escolares em uma escola particular em Valparaiso de Goiás-GOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorÉrika Blamires Santos Portopt_BR
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21358360.pdf966.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.