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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barbosa, Karla Gabriela Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T11:45:02Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T11:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Karla Gabriela Marques. A eficácia de uma intervenção nutricional com pré-escolares em uma escola particular em Valparaiso de Goiás-GO. 2016. Monografia (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17393 | - |
dc.description.abstract | Sendo a educação em saúde um processo que visa o desenvolvimento da autonomia do individuo para lidar com problemas da vida cotidiana, a Educação Alimentar e Nutricional é uma ferramenta de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. Esse trabalho teve o objetivo de realizar intervenções nutricionais em uma escola particular com alunos no período pré-escolar. O estudo foi apoiado na metodologia de problematização “Arco de Maguerez” e mostrou que o hábito alimentar das crianças no lanche era em sua totalidade ruim, sendo rico em alimentos e bebidas industrializadas, com alto teor de sódio, açúcar, gordura e corantes artificiais. Os pontos – chave elencados para a elaboração das atividades foram o alto consumo de sucos industrializados e salgados de pacote. Observou-se, quatro dias depois das intervenções que as crianças foram receptivas à Educação Alimentar e Nutricional, enfatizando os seus conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo das atividades. A falta de motivação foi notória em grande parte dos pais em relação a aquisição de uma alimentação saudável para seus filhos, trazendo a problemática da passividade das boas práticas alimentares das crianças. O não interesse dos pais em olhar a agenda e tentar alterar o lanche dos pré-escolares, a partir de cartilhas de informações sobre alimentação saudável, foi observado na maioria dos casos. No entanto, houveram mudanças significativas no lanche de algumas crianças após o período de intervenções na escola. Da mesma forma, a Educação Alimentar e Nutricional foi considerada eficaz. | pt_BR |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar | pt_BR |
dc.subject | Alimentação de pré-escolares | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.title | A eficácia de uma intervenção nutricional com pré-escolares em uma escola particular em Valparaiso de Goiás-GO | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Érika Blamires Santos Porto | pt_BR |
Appears in Collections: | NUT - Graduação |
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