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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17394
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Castro, Leonardo Silveira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T13:56:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T13:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Leonardo Silveira de. Análise de comentários nos posts do perfil Biodiversidade brasileira (@biodiversidadeb) no twitter e o uso do engajamento com viés educativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17394 | - |
dc.description.abstract | Animais silvestres são participantes ativos da sociedade brasileira, possuem extrema importância cultural e social. Mas o letramento ambiental ainda é muito escasso no país, impactando de maneira significativa a fauna e a comunidade. As problemáticas envolvendo a temática são diversas, vão de tráfico e criação ilegal até o consumo de carne de animais silvestres e a disseminação de doenças. Após a pandemia houve uma busca por uma plataforma educativa alternativa, e as mídias sociais vêm sendo estudadas de forma extensiva com esse propósito desde então. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar comentários feitos pelo público nas publicações sobre animais silvestres no perfil Biodiversidade brasileira, no Twitter, apontando a presença de desinformação e fake news. Publicações educacionais feitas pela página também foram analisadas, mostrando as estratégias utilizadas para auxiliar na assimilação do conteúdo. Em 2023, o caso de uma capivara que foi criada de forma ilegal ganhou muita repercussão, logo muitos biólogos utilizaram o momento para divulgar informações a respeito do assunto. Muitas publicações foram feitas no período em que o caso estava em alta, causando muitas discussões na rede, de modo que foi analisado que o infrator recebeu apoio por grande parte da comunidade. Enquanto que na publicação anterior ao caso, os usuários se mostraram mais conscientes sobre o tema. Durante a análise das publicações educativas, foi possível observar que a utilização de tópicos polêmicos foi positiva para o engajamento, podendo ser um dos motivos para a popularidade do perfil na rede. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-09T12:10:42Z No. of bitstreams: 1 22003330.pdf: 26726418 bytes, checksum: 2113e552cca45afdb47141c912f074a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-10T13:56:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22003330.pdf: 26726418 bytes, checksum: 2113e552cca45afdb47141c912f074a3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-10T13:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22003330.pdf: 26726418 bytes, checksum: 2113e552cca45afdb47141c912f074a3 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Animais silvestres | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Análise de comentários nos posts do perfil Biodiversidade brasileira (@biodiversidadeb) no twitter e o uso do engajamento com viés educativo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2024 | - |
dc.identifier.orientador | Emilly Cristina Alves dos Santos | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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22003330.pdf | 26.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
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