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dc.contributor.authorCastro, Leonardo Silveira de-
dc.date.accessioned2024-05-10T13:56:57Z-
dc.date.available2024-05-10T13:56:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCASTRO, Leonardo Silveira de. Análise de comentários nos posts do perfil Biodiversidade brasileira (@biodiversidadeb) no twitter e o uso do engajamento com viés educativo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17394-
dc.description.abstractAnimais silvestres são participantes ativos da sociedade brasileira, possuem extrema importância cultural e social. Mas o letramento ambiental ainda é muito escasso no país, impactando de maneira significativa a fauna e a comunidade. As problemáticas envolvendo a temática são diversas, vão de tráfico e criação ilegal até o consumo de carne de animais silvestres e a disseminação de doenças. Após a pandemia houve uma busca por uma plataforma educativa alternativa, e as mídias sociais vêm sendo estudadas de forma extensiva com esse propósito desde então. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar comentários feitos pelo público nas publicações sobre animais silvestres no perfil Biodiversidade brasileira, no Twitter, apontando a presença de desinformação e fake news. Publicações educacionais feitas pela página também foram analisadas, mostrando as estratégias utilizadas para auxiliar na assimilação do conteúdo. Em 2023, o caso de uma capivara que foi criada de forma ilegal ganhou muita repercussão, logo muitos biólogos utilizaram o momento para divulgar informações a respeito do assunto. Muitas publicações foram feitas no período em que o caso estava em alta, causando muitas discussões na rede, de modo que foi analisado que o infrator recebeu apoio por grande parte da comunidade. Enquanto que na publicação anterior ao caso, os usuários se mostraram mais conscientes sobre o tema. Durante a análise das publicações educativas, foi possível observar que a utilização de tópicos polêmicos foi positiva para o engajamento, podendo ser um dos motivos para a popularidade do perfil na rede.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-09T12:10:42Z No. of bitstreams: 1 22003330.pdf: 26726418 bytes, checksum: 2113e552cca45afdb47141c912f074a3 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-10T13:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22003330.pdf: 26726418 bytes, checksum: 2113e552cca45afdb47141c912f074a3 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAnálise de comentários nos posts do perfil Biodiversidade brasileira (@biodiversidadeb) no twitter e o uso do engajamento com viés educativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2024-
dc.identifier.orientadorEmilly Cristina Alves dos Santospt_BR
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