Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Alves dos-
dc.date.accessioned2024-05-10T13:57:23Z-
dc.date.available2024-05-10T13:57:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo Alves dos. Consequências da pandemia da COVID-19 no ensino-aprendizado: desafios, adaptações e perspectivas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17398-
dc.description.abstractA pandemia ocasionada pela COVID-19 foi a principal ocorrência das últimas décadas, refletindo grandes impactos em todas as áreas da sociedade (cultural, econômica, política e social) e não foi diferente em relação ao sistema educacional. Adotando aulas remotas como medida emergencial, o contato entre professor e aluno se limitou, ao longo de 2 anos, por meio da tela de um computador ou de um aparelho celular. Com isso, a educação precisou passar por uma urgente reformulação, trazendo consigo desafios e dificuldades. Além das adversidades educacionais encontradas, os corpos docente e discente precisaram lidar, também, com questões de saúde mental durante o período de isolamento social enquanto uma variante desconhecida de um vírus causava pânico na população mundial. O objetivo deste trabalho foi investigar as consequências da pandemia de COVID-19 no ensino-aprendizado, analisando os desafios enfrentados por alunos, professores e instituições de ensino, as adaptações implementadas no processo educacional e as perspectivas futuras para a educação pós-pandemia. Resume-se em auxiliar na compreensão dos impactos da crise sanitária no sistema educacional. Em síntese, os resultados desta pesquisa relataram um grande prejuízo em termos de desempenho e aprendizagem por parte dos alunos, com pouquíssimos ganhos educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-10T13:30:38Z No. of bitstreams: 1 22008303.pdf: 385375 bytes, checksum: 183f00f9c4e3d6c9597bec3abf72ea60 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-10T13:57:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22008303.pdf: 385375 bytes, checksum: 183f00f9c4e3d6c9597bec3abf72ea60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-10T13:57:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22008303.pdf: 385375 bytes, checksum: 183f00f9c4e3d6c9597bec3abf72ea60 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAula remotapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação na pandemiapt_BR
dc.titleConsequências da pandemia da COVID-19 no ensino-aprendizado: desafios, adaptações e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorStefano Salvo Airespt_BR
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22008303.pdf376.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.