Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tavares, Camila Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T11:52:12Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T11:52:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Camila Vieira. O desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17402 | - |
dc.description.abstract | A educação pode ser definida como um meio de transmitir conhecimento envolvendo a formação das qualidades humanas. Dentro do processo educativo, vale ressaltar que o trabalho docente é uma parte integrante e importante. Para se adaptar aos avanços e inovações da educação, o professor deve estar sempre aprimorando seu conhecimento e domínio da disciplina e metodologias usadas em sala. Portanto, fatores como a desvalorização profissional, afetam a performance docente e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe compreender como alguns fatores externos e internos podem influenciar na performance do docente da educação básica, buscando se há relação entre a valorização dos professores e sua performance laboral. Esta pesquisa tem abordagem quali-quantitativa com procedimento técnico do tipo revisão bibliográfica. Foram usados 34 artigos que falam sobre a desvalorização social, econômica e política em relação à profissão docente. A resposta institucional relativa à formação dos professores começou há séculos, entretanto a discussão a respeito da valorização dos professores é um assunto recente. Com este trabalho, foi possível perceber que os três tipos de desvalorização apresentados estão relacionados entre si, e que o reconhecimento social do trabalho dos docentes impacta sua performance e a legislação se revelou como fator crucial. Posto isso, espera-se que esse trabalho ajude a perceber como a desvalorização do professor afeta direta e indiretamente a evolução da educação. E que a sociedade entenda a importância de um processo de aprofundamento nos estudos sobre o assunto, para buscar melhores ações para sanar tal problemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-13T11:51:58Z No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-13T11:52:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-13T11:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desvalorização docente | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento do professor | pt_BR |
dc.subject | Performance laboral | pt_BR |
dc.title | O desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Emilly Cristina Alves dos Santos | pt_BR |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22155041.pdf | 875.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.