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dc.contributor.authorTavares, Camila Vieira-
dc.date.accessioned2024-05-13T11:52:12Z-
dc.date.available2024-05-13T11:52:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTAVARES, Camila Vieira. O desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17402-
dc.description.abstractA educação pode ser definida como um meio de transmitir conhecimento envolvendo a formação das qualidades humanas. Dentro do processo educativo, vale ressaltar que o trabalho docente é uma parte integrante e importante. Para se adaptar aos avanços e inovações da educação, o professor deve estar sempre aprimorando seu conhecimento e domínio da disciplina e metodologias usadas em sala. Portanto, fatores como a desvalorização profissional, afetam a performance docente e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa propõe compreender como alguns fatores externos e internos podem influenciar na performance do docente da educação básica, buscando se há relação entre a valorização dos professores e sua performance laboral. Esta pesquisa tem abordagem quali-quantitativa com procedimento técnico do tipo revisão bibliográfica. Foram usados 34 artigos que falam sobre a desvalorização social, econômica e política em relação à profissão docente. A resposta institucional relativa à formação dos professores começou há séculos, entretanto a discussão a respeito da valorização dos professores é um assunto recente. Com este trabalho, foi possível perceber que os três tipos de desvalorização apresentados estão relacionados entre si, e que o reconhecimento social do trabalho dos docentes impacta sua performance e a legislação se revelou como fator crucial. Posto isso, espera-se que esse trabalho ajude a perceber como a desvalorização do professor afeta direta e indiretamente a evolução da educação. E que a sociedade entenda a importância de um processo de aprofundamento nos estudos sobre o assunto, para buscar melhores ações para sanar tal problemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-13T11:51:58Z No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-05-13T11:52:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T11:52:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22155041.pdf: 896567 bytes, checksum: a321429fd5dfa23eed13880bbef2305c (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesvalorização docentept_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectReconhecimento do professorpt_BR
dc.subjectPerformance laboralpt_BR
dc.titleO desempenho educacional do professor: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorEmilly Cristina Alves dos Santospt_BR
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