Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17626
metadata.dc.type: Dissertacao
Title: Estratégias para a desconstrução de práticas discriminatórias na escola: contribuições de professores e professoras
Authors: Vitalino, Luna Cosac Vitalino
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: A presente pesquisa buscou delinear estratégias para a desconstrução de preconceitos e práticas discriminatórias na escola a partir da contribuição de professores e professoras. O tema justifica-se, em termos científicos e sociais, pela importância de buscarmos construir uma sociedade mais justa e igualitária, pautada em valores democráticos, de cidadania e dignidade humana. Sob o referencial teórico da Psicologia Cultural, foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, envolvendo a realização, no formato on-line, de entrevistas individuais semiestruturadas e uma sessão de grupo focal com professores/as da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, que atuam no Ensino Fundamental I e/ou na Primeira Etapa da Educação do Jovens e Adultos (EJA). Para a análise e interpretação das informações, foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. Foram construídas as seguintes categorias analíticas temáticas: a desconstrução de preconceitos: a formação de professores/as em discussão; elitismo classista, racismo e sexismo no contexto escolar: exemplos abordados pelos/as professores/as; desconstruindo preconceitos e práticas discriminatórias no cotidiano escolar: estratégias concretas sugeridas pelos/as professores/as. A partir dos resultados obtidos, foi possível delinear estratégias concretas para a desconstrução dos preconceitos focalizados na pesquisa – o elitismo classista, o racismo e o sexismo. Além disso, foi possível analisar as relações entre os preconceitos que perpassam os contextos escolares cotidianamente e identificar lacunas, na formação e na atuação profissional docente, para o enfrentamento dos preconceitos de uma maneira geral, destacando o papel fundamental e a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na formação dos/as professores/as.
Keywords: Psicologia cultural
Desconstrução de preconceito
Citation: VITALINO, Luna Cosac. Estratégias para a desconstrução de práticas discriminatórias na escola: contribuições de professores e professoras. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17626
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
62200020.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.