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metadata.dc.type: Artigo
Title: Feminilidade, aparência corporal e redes sociais: diálogos entre a psicologia e as artes visuais
Authors: Martins, Fernanda Hernandes Pedroza
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Flávia do Amaral Madureira
Abstract: O presente artigo busca analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia, principalmente nas redes sociais, na perspectiva de mulheres, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa que utilizou uma metodologia qualitativa, com quatro mulheres jovens de diferentes pertencimentos étnico-raciais. Foi realizada uma entrevista semiestruturada virtual com cada uma delas, na qual foram apresentadas imagens previamente selecionadas relacionadas ao tema. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir do método Análise de Conteúdo em sua vertente temática. Os resultados indicaram que os padrões estéticos hegemônicos e os papéis de gênero propagados historicamente, tem um impacto muito forte sobre a saúde mental das mulheres. As mídias podem ainda influenciar no sofrimento psíquico, como foi visto através dos resultados, na qual foram identificados uma busca pela juventude prolongada e aumento de procedimentos estéticos relacionados a uma insatisfação das mulheres com sua imagem corporal. Por fim, existe a necessidade da psicologia, enquanto ciência e profissão, de discutir e contribuir com ações práticas para melhorar a qualidade de vida e bem estar de diferentes setores da nossa população, incluindo as mulheres, foco de análise da presente pesquisa.
Keywords: Mídias sociais
Padrões estéticos hegemônicos
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17639
Issue Date: 2024
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