Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17715
metadata.dc.type: TCC
Title: Um estudo entre o lugar do analista na clínica lacaniana e o papel do mestre no cuidado de si de Foucault
Authors: Borba, Cristiane Naves
metadata.dc.identifier.orientador: Flávia Bascuñán Timm
Abstract: Este estudo objetivou analisar a lugar do analista na clínica lacaniana e o papel do mestre no cuidado de si de Foucault. Para tanto, procurou-se estabelecer um ponto de conexão que articulasse as referidas posições nas leituras estabelecidas por Lacan e Foucault, representado pela relação entre Sócrates e Alcebíades em Platão. Desse modo, analisou-se a leitura realizada por Foucault do cuidado de si e da relação mestre/discípulo na antiguidade grega, em particular no curso proferido no Collège de France, que tem como título “A hermenêutica do sujeito", colocando-a em contraponto como o estudo da relação entre analista/analisando apresentado no livro do Seminário 7 de Jacques Lacan, intitulado "A transferência". A partir de uma análise documental, inspirada na filosofia hermenêutica de Gadamer, considerou-se as perspectivas contemporâneas das obras de Foucault e Lacan, para análise da questão sujeito e verdade na relação do mestre e do analista, abrangendo as dimensões ético-políticas do cuidado de si socrático-platônico, apresentado por Foucault e da clínica lacaniana. Essa articulação resultou em pontos de aproximação, distanciamentos e interseções sobre o papel da personagem Sócrates apresentado por Foucault no cuidado de si e por Lacan na transferência.
Keywords: Michel Foucault
Jaques Lacan
Transferência
Cuidado de si
Citation: BORBA, Cristiane Naves. Um estudo entre o lugar do analista na clínica lacaniana e o papel do mestre no cuidado de si de Foucault. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17715
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22104105.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.