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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-01T16:16:07Z | - |
dc.date.available | 2025-07-01T16:16:07Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Carolina Furtado. A educação sexual a partir da perspectiva de professores/as do Ensino Fundamental II. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17716 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva de professores/as que atuam no Ensino Fundamental II, os impactos da educação sexual na formação integral dos/as estudantes. A metodologia adotada foi qualitativa. De forma mais específica, foram realizadas quatro entrevistas individuais semiestruturadas, no formato on-line (Google Meet), com docentes que atuam neste nível educacional. Para nortear o trabalho interpretativo, foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. Após a transcrição das entrevistas, as categorias analíticas temáticas foram construídas. Os resultados revelaram que a educação sexual ainda enfrenta barreiras no ambiente escolar e fora dele, relacionadas a preconceitos, como o sexismo, influências sociais e tabus. Embora o ambiente escolar seja considerado um espaço plural e essencial para a formação de cidadãos/ãs conscientes e reflexivos, a pesquisa identificou lacunas nas práticas pedagógicas e na formação dos/as professores/as. Para que a educação sexual cumpra seu papel é imprescindível que seja fundamentada em princípios que respeitem as diversidades e o momento do desenvolvimento psicológico de cada aluno/a. No entanto, as barreiras socioculturais ainda dificultam sua efetiva implementação. Nesse contexto, a pesquisa destaca a urgência de melhorias na formação inicial e continuada dos/as professores/as, além de uma revisão curricular nos cursos de licenciatura, de modo a garantir a inclusão adequada da temática da educação sexual na formação docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-01T14:23:23Z No. of bitstreams: 1 21952023.pdf: 1264995 bytes, checksum: a3af3f4fadbaa4e420e752f40d9a617d (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A educação sexual a partir da perspectiva de professores/as do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2024 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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