Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Tácio Nepomuceno | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T16:21:20Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T16:21:20Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Tácio Nepomuceno. O uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa a aplicação da simulação do Conselho de Segurança da ONU como metodologia ativa e crítica no ensino de História, com base em uma experiência realizada durante o estágio supervisionado no Ensino Médio. A proposta foi fundamentada nas pedagogias de Paulo Freire e bell hooks, compreendendo a educação como prática de liberdade e formação de sujeitos históricos críticos. A simulação foi utilizada como recurso para romper com práticas tradicionais centradas na memorização de fatos e datas, estimulando, em seu lugar, a agência histórica, o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes com temas contemporâneos e complexos, como conflitos internacionais e disputas de poder global. A atividade promoveu não apenas a aprendizagem de conteúdos históricos e geopolíticos, mas também o desenvolvimento de habilidades como argumentação, negociação, escuta ativa e leitura crítica do presente. A experiência permitiu refletir sobre os limites e potências dessa metodologia em contexto real de sala de aula, destacando o papel do professor como mediador e dos estudantes como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao final, conclui-se que a simulação da ONU pode ser um instrumento eficaz para uma educação comprometida com a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-02T16:14:54Z No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-02T16:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-02T16:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Bell hooks | pt_BR |
dc.title | O uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de História | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2025 | - |
dc.identifier.orientador | Daniela Barros Pontes e Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | HIS - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
72150173.pdf | 271.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.