Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Tácio Nepomuceno-
dc.date.accessioned2025-07-02T16:21:20Z-
dc.date.available2025-07-02T16:21:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationREIS, Tácio Nepomuceno. O uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720-
dc.description.abstractO presente artigo analisa a aplicação da simulação do Conselho de Segurança da ONU como metodologia ativa e crítica no ensino de História, com base em uma experiência realizada durante o estágio supervisionado no Ensino Médio. A proposta foi fundamentada nas pedagogias de Paulo Freire e bell hooks, compreendendo a educação como prática de liberdade e formação de sujeitos históricos críticos. A simulação foi utilizada como recurso para romper com práticas tradicionais centradas na memorização de fatos e datas, estimulando, em seu lugar, a agência histórica, o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes com temas contemporâneos e complexos, como conflitos internacionais e disputas de poder global. A atividade promoveu não apenas a aprendizagem de conteúdos históricos e geopolíticos, mas também o desenvolvimento de habilidades como argumentação, negociação, escuta ativa e leitura crítica do presente. A experiência permitiu refletir sobre os limites e potências dessa metodologia em contexto real de sala de aula, destacando o papel do professor como mediador e dos estudantes como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao final, conclui-se que a simulação da ONU pode ser um instrumento eficaz para uma educação comprometida com a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-02T16:14:54Z No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-02T16:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T16:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72150173.pdf: 277998 bytes, checksum: f72375ac025f4b18e8f98368d0ca7ce2 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectBell hookspt_BR
dc.titleO uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de Históriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:HIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72150173.pdf271.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.