Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de História
Authors: Reis, Tácio Nepomuceno
metadata.dc.identifier.orientador: Daniela Barros Pontes e Silva
Abstract: O presente artigo analisa a aplicação da simulação do Conselho de Segurança da ONU como metodologia ativa e crítica no ensino de História, com base em uma experiência realizada durante o estágio supervisionado no Ensino Médio. A proposta foi fundamentada nas pedagogias de Paulo Freire e bell hooks, compreendendo a educação como prática de liberdade e formação de sujeitos históricos críticos. A simulação foi utilizada como recurso para romper com práticas tradicionais centradas na memorização de fatos e datas, estimulando, em seu lugar, a agência histórica, o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes com temas contemporâneos e complexos, como conflitos internacionais e disputas de poder global. A atividade promoveu não apenas a aprendizagem de conteúdos históricos e geopolíticos, mas também o desenvolvimento de habilidades como argumentação, negociação, escuta ativa e leitura crítica do presente. A experiência permitiu refletir sobre os limites e potências dessa metodologia em contexto real de sala de aula, destacando o papel do professor como mediador e dos estudantes como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Ao final, conclui-se que a simulação da ONU pode ser um instrumento eficaz para uma educação comprometida com a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel no mundo.
Keywords: Ensino de História
Metodologias ativas
Paulo Freire
Bell hooks
Citation: REIS, Tácio Nepomuceno. O uso das simulações do conselho de segurança da ONU como ferramenta para o ensino de História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17720
Issue Date: 2025
Appears in Collections:HIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72150173.pdf271.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.