Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacedo, Silvia de Morais-
dc.date.accessioned2025-07-29T19:09:28Z-
dc.date.available2025-07-29T19:09:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMACEDO, Silvia de Morais. Recurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17740-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a importância e a contribuição dos recursos lúdicos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz da Sociologia da Infância e da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa parte de uma experiência pessoal marcada por dificuldades na aprendizagem matemática e pela sensação de não ter consolidado uma base efetiva durante a escolarização. A partir desse incômodo, surgiu a proposta de criar o recurso pedagógico Pizza Matemática, pensado para facilitar a compreensão de conceitos como frações, contagem e raciocínio lógico de forma concreta, interativa e significativa. O estudo defende que a ludicidade, quando planejada com intencionalidade pedagógica, contribui para tornar o ensino mais atrativo e eficiente, aproximando os conteúdos do universo infantil. A Pizza Matemática é apresentada como ferramenta de mediação que estimula o interesse, a participação ativa e a construção colaborativa do conhecimento matemático. Além disso, ressalta-se a importância de práticas educativas sensíveis e criativas que considerem o brincar como direito e como linguagem essencial da infância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:08:58Z No. of bitstreams: 1 72101282.pdf: 643184 bytes, checksum: 21f4caecc7779b37cdab4cadccdf074c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:09:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72101282.pdf: 643184 bytes, checksum: 21f4caecc7779b37cdab4cadccdf074c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T19:09:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72101282.pdf: 643184 bytes, checksum: 21f4caecc7779b37cdab4cadccdf074c (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleRecurso lúdico como estratégias para o ensino da matemática na educação infantil e séries iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72101282.pdf628.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.