Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Yasmin Macedo-
dc.date.accessioned2025-07-29T19:57:55Z-
dc.date.available2025-07-29T19:57:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Yasmin Macedo. A importância da leitura para a educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17742-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a importância da leitura na Educação Infantil, compreendendo-a como uma prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Através de uma abordagem qualitativa e de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Paulo Freire e Lev Vygotsky, bem como em documentos oficiais como a BNCC e as DCNEI, o estudo evidencia que a leitura vai além da preparação para a alfabetização formal. Trata-se de uma prática cultural, social e subjetiva, que promove a construção da linguagem, do pensamento crítico, da imaginação e da autonomia intelectual. A mediação do professor é destacada como fator determinante para despertar o gosto pela leitura e criar experiências significativas e prazerosas com os livros. A literatura infantil é valorizada por sua capacidade de estimular a criatividade, expandir o repertório simbólico e cultural e favorecer a construção de vínculos afetivos com os textos. O estudo reforça que a leitura deve estar presente nas rotinas diárias da Educação Infantil por meio de atividades lúdicas e intencionais, em ambientes alfabetizadores ricos e acolhedores. Conclui-se que promover a leitura na infância é uma ação ética, pedagógica e política, fundamental para a formação de sujeitos críticos, sensíveis e participativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:34:47Z No. of bitstreams: 1 72101198.pdf: 217639 bytes, checksum: 6f2b4223b90f46355081517e863b7c8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-07-29T19:57:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72101198.pdf: 217639 bytes, checksum: 6f2b4223b90f46355081517e863b7c8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-29T19:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72101198.pdf: 217639 bytes, checksum: 6f2b4223b90f46355081517e863b7c8b (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância da leitura para a educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
dc.identifier.orientadorDaniela Barros Pontes e Silvapt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72101198.pdf212.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.