Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17791
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência da alimentação da gestante no desenvolvimento fetal e cognitivo fetal: uma revisão interativa literária
Authors: Macedo, Giovana Oliveira de
Brito, Luisa Mara Souza
metadata.dc.identifier.orientador: Pollyanna Ayub Ferreira
Abstract: Essa revisão de literatura visa avaliar a influência de fatores socioeconômicos e culturais no padrão alimentar da gestante e suas repercussões no desenvolvimento fetal e cognitivo infantil foi realizada uma revisão literária através de consulta das bases de dados: Scielo, Pubmed, EBSCO, CAPES e BIREME, com artigos científicos, publicados em periódicos nacionais e internacionais nas línguas portuguesa e inglesa, nos últimos 11 (onze) anos. O texto retrata a importância da alimentação durante a gestação sendo fundamental para o desenvolvimento saudável do feto e para a saúde da mãe, influenciando diretamente os desfechos do parto e o risco de doenças crônicas na vida do bebê. Uma nutrição equilibrada, rica em alimentos naturais é essencial para atender às necessidades nutricionais da gestante e garantir um bom desenvolvimento fetal. Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados podem levar a complicações gestacionais como ganho de peso excessivo, diabetes gestacional e hipertensão e para o feto maior risco de obesidade, doenças crônicas na infância e posteriormente na vida adulta. Esse padrão alimentar inadequado é comum entre gestantes, relacionado a diversos fatores sociodemográficos e culturais, onde há maior prevalência de deficiências nutricionais. Diante do exposto foi possível compreender que os fatores socioeconômicos e culturais exercem forte influência nos padrões alimentares das gestantes, especialmente em um contexto marcado pela transição nutricional. As mudanças nos hábitos alimentares, impulsionadas pela globalização, têm levado a um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, o que impacta diretamente a qualidade da dieta materna. Além disso fica evidente que a alimentação durante a gestação tem relação direta com o desenvolvimento fetal e cognitivo e os hábitos alimentares inadequados podem comprometer o ambiente intrauterino, favorecer deficiências nutricionais e aumentar o risco de complicações gestacionais, além de contribuir para alterações no metabolismo do feto. Essas mudanças podem refletir não apenas na saúde da criança, mas também nas gerações futuras, por meio de processos que envolvem a expressão genética. O texto reforça a importância da diversidade alimentar e do acompanhamento nutricional durante o pré-natal para prevenir complicações e promover a saúde a longo prazo. Foram utilizadas os seguintes descritores: maternidades (maternity hospitals); dieta saudável (healthy diet); desenvolvimento fetal (fetal development).
Keywords: Alimentação na gestação
Desenvolvimento fetal
Citation: MACEDO, Giovana Oliveira de; BRITO, Luisa Mara Souza. A influência da alimentação da gestante no desenvolvimento fetal e cognitivo fetal: uma revisão interativa literária. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade e Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17791
Issue Date: 2025
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22202091.pdf22202091 - 22204950511.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.