Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17849
metadata.dc.type: TCC
Title: Cantar para recordar: um diálogo clínico com a psicanálise freudiana
Authors: Silva, Michele Pereira da
Abstract: As canções têm uma presença marcante no cotidiano, acompanhando momentos variados, como festas, viagens, celebrações, experiências afetivas e até mesmo no setting terapêutico. Nesse último contexto, elas podem ser integradas e se tornar ferramentas poderosas, capazes de evocar memórias ou expressar conteúdos que a linguagem verbal, de forma isolada, não alcançaria. Devido à relevância do tema, escassez de estudos, interesse pessoal da autora em explorar conhecimentos no campo psicanalítico e em aprimorar a prática clínica, este trabalho foi desenvolvido. Trata-se de uma pesquisa em psicanálise no âmbito acadêmico que investiga um recorte da realidade sem pretensão de esgotá-lo. Para isso, foram buscados subsídios na literatura psicanalítica clássica e contemporânea, em particular no pensamento freudiano, para compreender a canção como uma ferramenta de apoio relevante para acessar o inconsciente na clínica psicanalítica. A partir da literatura pesquisada, identificaram-se benefícios significativos no uso de objetos artísticos na prática clínica e aprofundou-se a compreensão do potencial da canção como recurso de apoio para acessar o inconsciente no contexto analítico.
Keywords: Psicanálise
Inconsciente
Canção como recordação
Citation: SILVA, Michele Pereira da. Cantar para recordar: um diálogo clínico com a psicanálise freudiana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curo (Pós-graduação em Teoria Psicanalítica) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17849
Issue Date: 2024
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
52100545.pdf257.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.